Caixa Econômica Federal

9 de Julho de 2026 às 10:34

Sindicato e aprovados no concurso da Caixa acampam em frente ao Matriz 1 por convocação e ampliação do cadastro de reserva

Compartilhe

Em mais uma frente de mobilização pela melhoria das condições de trabalho na Caixa, o Sindicato e aprovados excedentes no concurso de 2024 estão acampados em frente ao Matriz 1 da empresa. Instalado nesta quarta-feira (8), após o lançamento da Campanha Nacional pelo Sindicato no mesmo local e no mesmo dia em que ocorreu a negociação com a Caixa, o acampamento tem como objetivo cobrar do banco a convocação dos aprovados excedentes e a ampliação do cadastro de reserva.

A iniciativa também integra a campanha "Mais empregados pra Caixa, mais Caixa pro Brasil", reforçando a cobrança por uma resposta concreta do banco diante da insuficiência de empregados nas unidades. Sindicato e aprovados defendem que a Caixa abra um novo canal de diálogo e avance na convocação dos aprovados.

A reivindicação ocorre em um cenário de sobrecarga nas agências, filas, redução das equipes e dificuldades no atendimento à população, somando-se às mobilizações da Campanha Nacional dos empregados da Caixa. A falta de pessoal tem impacto direto sobre as condições de trabalho. Com equipes reduzidas, os empregados acumulam funções, enfrentam metas, atendimento intenso e maior risco de adoecimento. Para a população, o déficit de trabalhadores se traduz em filas, demora no atendimento e dificuldade de acesso a serviços essenciais.

Na avaliação do diretor da Fetec-CUT/CN Francinaldo Araújo, a convocação dos aprovados excedentes do cadastro de reserva é uma medida necessária para enfrentar diferentes dimensões desse problema. "Além de ser uma questão de justiça, a convocação dos aprovados excedentes do cadastro de reserva trará benefícios tanto para a Caixa, com a ampliação do seu quadro de empregados, quanto para a população, garantindo um atendimento de qualidade e reforçando o papel social da empresa", afirmou.

A Caixa desempenha papel estratégico no pagamento de benefícios sociais, no financiamento da moradia, na concessão de crédito, no atendimento à população e na execução de políticas públicas. Por isso, a ampliação do quadro de empregados faz parte da defesa de um banco público forte, presente nos territórios e capaz de atender com dignidade quem mais precisa.

Da Redação

Acessar o site da CONTRAF
Acessar o site da FETECCN
Acessar o site da CUT

Política de Privacidade

Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados

BancáriosDF

Respondemos no horário comercial.

Olá! 👋 Como os BancáriosDF pode ajudar hoje?
Iniciar conversa