Notícias

8 de Março de 2012 às 20:10

Presidente do Sindicato, Rodrigo Britto apoia a greve dos professores

Compartilhe

britto_sinpro

 

Contra a intransigência do Governo do Distrito Federal (GDF) – que não cumpriu o acordo fechado em abril de 2011 e vem tratando com descaso a educação e seus profissionais –, mais de 12 mil professores do DF se reuniram em assembleia na manhã desta quinta-feira (8), em frente ao Palácio do Buriti, para aprovar indicativo de greve por tempo indeterminado para a próxima segunda-feira (12). Presente na assembleia, o presidente do Sindicato dos Bancários de Brasília, Rodrigo Britto, deu total apoio à greve dos professores. “Arrocho salarial é a resposta de quem não prioriza a educação. Todo apoio à luta dos professores”, afirmou.


Em novembro passado os professores se reuniram novamente com o GDF para cobrar o cumprimento do acordo de abril, que incluía a reestruturação do plano de Carreira até 2014 e a isonomia salarial da categoria com outras carreiras de nível superior. Como a proposta apresentada pelo governo não contemplava nenhum desses itens, não houve novo acordo. Segundo a diretora da Secretaria de Mulheres do Sindicato dos Professores do DF (Sinpro-DF), Neliane Cunha, 8 de março, após 113 dias desse encontro, era o prazo dado pela categoria para o GDF cumprir o acordo.

 

rodrigoejacy_

Da esq. para a direita: Jacy Afonso, secretário de Organização da CUT, e Rodrigo Britto,
presidente do Sindicato, apoiam a greve dos professores

 

Jacy Afonso de Melo, secretário de Organização da CUT Nacional, cobrou do governador do DF, Agnelo Queiroz, um diálogo positivo com os trabalhadores da educação, e reafirmou o compromisso da Central e de seus 3.500 sindicatos filiados com a luta dos professores. Segundo Jacy Afonso, é preciso discutir o papel do Estado e de onde seus recursos devem ser aplicados.

 

“Nós tivemos uma experiência importante na crise do sistema financeiro de 2008. Ao invés de seguir o receituário anterior, em que se cortava investimentos e se restringia o crédito, o Brasil, sob pressão da classe trabalhadora, estimulou o consumo responsável e cumpriu seu papel. Fomos os últimos a entrar na crise e os primeiros a sair. A saída não é se enquadrar sob o ponto de vista da responsabilidade fiscal, nem cortar investimentos na educação, na saúde. O governo do DF precisa se atentar a isso”, afirmou Jacy Afonso.

 

Trabalhadores em limpeza urbana

Rodrigo Britto também participou nesta quinta (8) de assembleia realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Urbana do Distrito Federal (Sindlub). Reunidos na DL Sul, localizada na Avenida das Nações, os trabalhadores debateram estratégias e ações para a campanha salarial 2012.

Da Redação

Acessar o site da CONTRAF
Acessar o site da FETECCN
Acessar o site da CUT

Política de Privacidade

Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados

BancáriosDF

Respondemos no horário comercial.

Olá! 👋 Como os BancáriosDF pode ajudar hoje?
Iniciar conversa