O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Nunes Marques pediu no último dia 9 destaque do plenário virtual quanto ao julgamento do Recurso Extraordinário 1.276.977, que trata da chamada “Revisão da Vida Toda” do INSS – um novo cálculo da média mensal, que vai considerar todos os salários do trabalhador, incluindo os anteriores a julho de 1994, feitos em outras moedas, como o cruzeiro real e o cruzeiro, para efeito de aposentadoria.
O que isso significa? O reinício do julgamento, agora no plenário físico.
Trata-se de manobra para excluir o voto do ministro Marco Aurélio, que favorecia os segurados, os quais seriam beneficiados pela revisão, e viabilizar a inclusão do voto do ministro André Mendonça, ex-integrante da AGU (Advocacia-Geral da União) e que era contrário à revisão.
A assessoria jurídica do Sindicato explica que agora é preciso aguardar os próximos acontecimentos, “sempre na esperança de que os ministros, que perceberam a tentativa de manipulação do julgamento, tenham sucesso quanto à articulação da questão de ordem para manter o voto do ministro Marco Aurélio”.
Os bancários que tiverem dúvidas podem procurar atendimento nos plantões da Secretaria de Saúde pelo telefone (61) 9 9801-1141.
Para a ação da chamada “Revisão da Vida Toda”, a orientação é que sejam formados grupos de 10 pessoas para redução dos valores dos honorários advocatícios.
Da Redação