Depressão é o tema do Dia Mundial da Saúde, lembrado em 7 de abril

0

“Depressão. Vamos falar!” é o tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para lembrar o Dia Mundial da Saúde 2017, celebrado anualmente em 7 de abril. E diante do processo de ataque aos direitos sociais e trabalhistas em curso no país promovidos pelo governo Temer, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) lançou a campanha “Mais Direitos, Menos Depressão”.

A depressão é uma doença silenciosa, que afeta por volta de 350 milhões de pessoas em todo o mundo. Dados do CNS apontam que só no Brasil cerca de 11,5 milhões de brasileiros sofrem desse transtorno, ou seja, 5,8% da população, o que coloca o país em segundo lugar no ranking de maior prevalência da doença nas Américas, se aproximando dos Estados Unidos, que têm 5,9% de depressivos.

“Na atual conjuntura do país, em que se retiram direitos duramente conquistados pelos trabalhadores e aumentam as demissões, além da pressão por metas e das jornadas excessivas, especialmente dos bancários, o índice de adoecimento é cada vez mais elevado, sendo que a depressão é uma das doenças mais relatadas por eles e um dos principais motivos de afastamento do trabalho”, comenta Mônica Holanda, secretária de Saúde e Condições de Trabalho do Sindicato.

Mônica lembra, contudo, que a doença pode ser prevenida e tratada. Ela alerta os trabalhadores que estiverem passando por esse processo de adoecimento a procurarem ajuda na Secretaria de Saúde do Sindicato. “É importante que vocês nos relatem o que está ocorrendo no trabalho para que possamos tomar as providências necessárias”.

Sofrimento mental

A doença não faz distinção de idade, condições sociais e nem de nacionalidade. Além de grande sofrimento mental, a depressão afeta a capacidade das pessoas para realizar até as mais simples tarefas diárias. Dependendo da gravidade, pode levar ao suicídio, que atualmente é a segunda causa de morte entre pessoas de 15 a 29 anos de idade.

Estímulo à reflexão

O Dia Mundial da Saúde é comemorado desde 1950 e coincide com o aniversário da fundação da OMS, em 1948. A cada ano é definido um tema específico para ser o foco da campanha para estimular a reflexão e a ação em torno de um problema de saúde específico que preocupa as pessoas ao redor do mundo.

Para fomentar a consciência sobre alguns temas chaves relacionados à saúde pública em nível mundial, anualmente a OMS organiza eventos para promover o tema escolhido.


Clique aqui para baixar


Da Redação