BB apresenta regras para o teletrabalho em reunião com Sindicato; segunda tem plenária, às 20h

0

Apesar de bastante aguardada, proposta está muito aquém da expectativa dos funcionários. Participe da plenária acessando o link https://bit.ly/3It9du1

Em reunião nesta quinta-feira, 17, o Banco do Brasil apresentou ao Sindicato e à Comissão de Empresa dos Funcionários (CEBB) as regras do Trabalho Remoto Institucional (TRI) para implementação ainda no mês de março.

Pela proposta, os funcionários só poderão trabalhar em home office por dois dias na semana e, para cada departamento, ficará estabelecido, no máximo, 30% de ausências físicas programadas da dotação da dependência, incluindo-se férias, abonos e funcionários do grupo de risco que já estejam em home office. As ausências não programadas, como por exemplo ausências médicas, não estarão contempladas nesse cálculo.

> Sindicato consolida home office para funcionários do grupo de risco em negociação com o BB

> Sindicato e BB Seguridade negociam acordo de home office para funcionários do grupo de risco e teletrabalho

Conforme lembra Marianna Coelho, secretária de Assuntos Jurídicos do Sindicato, inicialmente esse projeto contemplava poucos locais de trabalho em departamentos e agora o modelo avançou para unidades e diretorias. “Para tanto”, explica a dirigente, “será preciso respeitar os critérios já acordados anteriormente no acordo específico de teletrabalho, como a voluntariedade e mútuo acordo entre o banco e o funcionário, a elegibilidade do processo de trabalho para o home office e a elegibilidade do funcionário para a modalidade”.

O modelo de teletrabalho a ser implementado neste momento, no entanto, não considera a predominância do trabalho remoto, o acionamento da ajuda de custo, por exemplo. “Além disso, poderiam estar contemplados os Escritórios Digitais e Escritórios Leves, cujas atividades são majoritariamente remotas e têm maior flexibilidade devido à natureza do serviço”, pondera o secretário de Relações do Trabalho da Contraf-CUT, Jeferson Meira, o Jefão.

Conheça os principais pontos da proposta:

  • Autoriza o início do uso do Trabalho Remoto Institucional – TRI, mantendo as premissas do ACT Teletrabalho 2020-2022: Elegibilidade dos processos, Elegibilidade do funcionário e Mútuo Acordo.
  • Estabelece o percentual diário de ausências físicas dos funcionários (incluindo TRI) em no máximo 30% da dotação da unidade.
  • Estabelece a frequência de trabalho remoto em até dois dias na semana ou equivalente mensal caracterizando o trabalho remoto híbrido.
  • Excepcionalmente, para unidades onde as mudanças físicas em função de estratégias adotadas anteriormente impeçam a adoção do TRI na frequência e percentuais acordados com as áreas gestoras, essas condições poderão ser flexibilizadas temporariamente.

Plenária na segunda-feira (21) esclarece as dúvidas

O presidente do Sindicato, Kleytton Morais, avalia como importante o compromisso conquistado, mas, conforme já anunciado em outras oportunidades, já previa que a organização e luta da categoria serão cruciais para promover os avanços necessários à implementação das conquistas no teletrabalho.

“Queremos ouvir os colegas, esclarecer o que houver e organizar as demandas e críticas em relação à proposta, de maneira a avançar no seu aprimoramento”, explica Kleytton, que convoca os bancários e bancárias do BB para plenária nesta segunda-feira, às 20h, em formato virtual.

Da Redação