Assédios na Caixa: mesmo com dezenas de denúncias, Bolsonaro diz não ter visto “nada contundente”

0

O desprezo de Jair Bolsonaro às mulheres mais uma vez se revela. Perguntado em entrevista ao Metrópoles sobre os casos de assédio sexual e moral denunciados por empregadas da Caixa que envolviam o ex-presidente da empresa, Pedro Guimarães, o candidato à reeleição afirmou que não viu “nenhum depoimento de qualquer mulher. Vi depoimento de mulheres que sugeriram isso”.

O Sindicato repudia a fala de Bolsonaro e reitera que posicionamentos como este são mais uma forma de violência contra as trabalhadoras.

Confira a fala de Bolsonaro durante a entrevista:

As dezenas de casos, denunciados ao Sindicato ou diretamente ao Ministério Público do Trabalho (MPT), são sim contundentes e revelam um ambiente de trabalho adoecedor e ameaçador para as empregadas. Secretaria de Saúde do Sindicato, Vanessa Sobreira aponta que “muitas empregadas estão adoecidas, com dificuldade de trabalhar e de dar continuidade à carreira dentro da empresa”. O Sindicato acolheu as trabalhadoras e colocou à sua disposição assessoria jurídica e atendimento psicológico.

> Assédio: Sindicato disponibiliza canal de denúncia exclusivo para empregadas da Caixa

“Não é de se admirar que Bolsonaro não tenha dado a relevância necessária aos casos de assédios na Caixa. Não é de se admirar porque, em muitas oportunidades, o próprio presidente fomenta a cultura do assédio, do estupro e de outras violências contra mulheres. Uma das provas dessa afirmação foi a fala dele há uma semana dizendo que ‘pintou um clima’ com meninas de 14 e 15 anos”, destaca a dirigente sindical.

Joanna Alves
Do Seeb Brasília