Após 9ª rodada de negociação, Fenaban apresenta proposta parcial sobre teletrabalho

0

Comando requer avanços e propõe calendário de mobilização, com dia nacional de luta

Ocorreu na tarde desta quarta-feira (11) a 9ª rodada de negociação entre os representantes dos trabalhadores e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). A pauta do encontro foi o teletrabalho. O presidente do Sindicato, Kleytton Morais, representou os bancários de Brasília na reunião.

Diante da pauta apresentada pela categoria (veja aqui pontos da minuta sobre o tema teletrabalho), a Fenaban apresentou avanços pontuais contidos na reivindicação dos bancários, a saber:

  • Concessão de todos os benefícios previstos na Convenção Coletiva de Trabalho, deferidos aos demais trabalhadores da empresa;
  • Direito a atuar e se locomover em todo o território nacional;
  • Agendamento prévio para manutenção dos equipamentos, quando necessário, que deverá ocorrer exclusivamente durante a jornada normal de trabalho;
  • O trabalhador a distância poderá votar e ser votado, em conformidade às disposições do estatuto da entidade sindical e demais regulamentos dos órgãos de representação.

“Após intenso processo de apresentação e discussão das pautas ocorrido nas oito rodadas de negociação anteriores, esperávamos proposta global dos bancos. Nesse sentido, em relação ao teletrabalho, a Fenaban não tocou em pontos essenciais da nossa reivindicação, como por exemplo o controle de jornada, o direito à desconexão, a ajuda de custo e o direito de o Sindicato acessar os trabalhadores que estão em teletrabalho”, informa o presidente do Sindicato, Kleytton Morais. Ele explica que o Comando Nacional, na fala das coordenadoras – Juvandia Moreira e Ivone Silva -, destacou à Fenaban a importância de assegurar avanço nos pontos relativos ao teletrabalho, a ser apresentado na próxima rodada.

Calendário

15 de agosto – negociação com a Fenaban para tratar da proposta global sobre teletrabalho e apresentação de propostas relativas ao combate ao assédio moral, ao assédio sexual e às metas abusivas;

15 de agosto – live para dar informes das negociações e intensificar mobilização;

19 de agosto – Dia Nacional de Luta para exigir #PropostaJá

O Sindicato reforça o chamado à categoria para participar das atividades da campanha que estão em curso. “Temos realizado uma intensa jornada de interação e mobilização da categoria, que se iniciou com a realização de consulta, de congressos e conferências para elaboração da pauta de reivindicações”, relembra Kleytton.

“Nossa tarefa é extremamente delicada. Num cenário difícil e extremamente hostil, precisamos de unidade e intensa participação de maneira a assegurarmos a renovação da nossa convenção e acordos, evitando a retirada de direitos e os ataques vindos das iniciativas do governo federal tanto pelas MPs como as que atacam a jornada legal da categoria e o direito ao descanso no final de semana e feriado, como também as relativas ao teletrabalho. Por isso, reforçamos a convocatória a mobilização. Participe das atividades do Sindicato em sua cidade, agende visitas da entidade nas unidades, acompanhe as lives – inclusive a desta quinta (11), logo mais às 20h (clique aqui para participar). E acesse e compartilhe nossas publicações: #BoraGanharEsseJogo”, conclui Kleytton, fazendo referência ao mote da Campanha Nacional 2022.

Confira como foram as negociações até agora:

Bancários entregam pauta de reivindicações à Fenaban. Negociações começam na quarta (22)
Comando Nacional dos Bancários estabelece com a Fenaban sequência de temas para as negociações
Bancários querem mais contratações, fim das demissões e da precarização
Campanha Nacional: negociação conquista avanços no combate ao assédio sexual
Fenaban: avançam negociações sobre teletrabalho
Negociações sobre segurança bancária não avançam
Comando dos Bancários cobra fim do assédio moral
Comando cobra aumento real e maior reajuste no VA e VR
Comando cobra agilidade na resposta dos bancos

Siga o Sindicato nas redes sociais e mantenha-se informado sobre a Campanha Nacional 2022:



Da Redação