Notícias

6 de Julho de 2012 às 11:50

11º CONCUT: CUT abre Congresso com seminário internacional

Compartilhe

Convidados do Brasil e do exterior discutirão os desafios para o enfrentamento à crise

 

A crise do capitalismo, que afeta especialmente países da Europa e os Estados Unidos desde 2008 e vem se aprofundando desde 2010, é o tema do primeiro seminário que a CUT vai realizar durante o 11° CONCUT - Congresso Nacional da Central.

 

E para debater as consequências da crise para a classe trabalhadora, entre outros, arrocho salarial e perdas de direitos trabalhistas e de cidadania; e, também, discutir estratégias de enfrentamento para garantir manutenção das conquistas e superar a crise, a direção da CUT convidou representantes de centrais sindicais internacionais e o professor Doutor pela USP Vladimir Safatle (veja abaixo programação completa do seminário).

 

O 11º CONCUT, que vai escolher a Direção Executiva da CUT para o período 2012-15, será realizado entre os dias 9 e 13 de julho no Transamérica Expo Center, na Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 - Santo Amaro - São Paulo.

 

Estão confirmadas as presenças de 2.400 delegados e delegadas indicados pelos Congressos Estaduais das CUTs em todo o Brasil e 140 dirigentes de centrais sindicais de mais de 40 países de todos os continentes. Até agora, a CUT recebeu mais de 300 pedidos de pessoas que querem participar do 11º CONCUT como  observadores.

 

Seminário Internacional - “Os Desafios dos Trabalhadores e Trabalhadoras no Enfrentamento da Crise”

 

10h00 – Abertura

 

- Artur Henrique – presidente da CUT

- João Antonio Felício - secretário de Relações Internacionais

- Hassan Yusuff - presidente da CSA (Central Sindical das Américas)

 

10h30 – Mesa – Liberdade e Autonomia: fortalecendo a organização sindical

Debatedores:

-  Michael Sommer - presidente da CSI-ITUC (Central Sindical Internacional)

-  Cathy Feingold – Diretora do Departº de Relações Internacionais da AFL-CIO

- Rafael Freire – Sec. de Política Econômica e Desenv. Sustentável - CSA

- Carmem Benitez – ACTRAV/OIT

- Artur Henrique da Silva Santos – Presidente da CUT

Mediadora: Rosane Silva - Secretária da Mulher Trabalhadora da CUT

 

14h00 - MESA “As varias faces da Crise”

 

Debatedores:

- Vladimir Safatle – Filósofo, professor Doutor da USP

- Victor Baez – Secretário Geral da CSA

- Roland Schneider – Assessor Politico Senior da Trade Union Advisory Committee (TUAC), Organisation for Economic Co-operation and Development (OECD) in Paris.

Mediador: João Antonio Felício – Secretário de Relações

Fonte: CUT

Acessar o site da CONTRAF
Acessar o site da FETECCN
Acessar o site da CUT

Política de Privacidade

Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados

BancáriosDF

Respondemos no horário comercial.

Olá! 👋 Como os BancáriosDF pode ajudar hoje?
Iniciar conversa