Banco BRB

4 de Outubro de 2013 às 12:21

Sindicato vai à Secretaria de Transparência do GDF buscar informações sobre o BRB

Compartilhe

02102013-269

Em virtude de diversas indagações feitas ao BRB terem ficado sem respostas, na quarta-feira 2 o Sindicato se reuniu com o Secretário de Transparência do Governo do Distrito Federal (GDF), Mauro Noleto.  

Na ocasião, o Sindicato reiterou a necessidade de se buscar junto ao BRB respostas efetivas sobre fatos em curso, cujas respostas dadas através de ofício (clique para ler) foram evasivas e não esclareceram o que se pediu.

O Sindicato solicitou à Secretaria de Transparência que busque esclarecer de forma definitiva os seguintes assuntos, entre outros:

    1 – Condição de deslocamento do presidente Paulo Evangelista para reunião ocorrida em Buritis (MG), na fazenda ABC, para tratar de exposição de produtos do BRB voltados para o crédito agrícola. Na ocasião, o presidente utilizou um helicóptero para o referido deslocamento. A utilização da aeronave, segundo o próprio presidente disse em reunião com gerentes, ocorreu em função de uma oferta de um cliente do banco, o que, na visão do Sindicato, agride o código de ética da instituição.

    2 – Custo efetivo com gasto de pessoal a partir da alteração da estrutura diretiva do BRB. O banco, em comunicado ao mercado, através de fato relevante, afirmou que houve redução, mas até a presente data não demonstrou isso. Aliás, o próprio balaço da instituição, em sua nota explicativa de número 27, apresenta informações destoantes do afirmado no fato relevante.

    3 – Processo de compra de novo “mainframe” (computador de grande porte) da empresa IBM por valor superior a R$ 80 milhões.

A aquisição, segundo diversos funcionários da área de informática, é desnecessária para o momento. Estes técnicos afirmam que o problema real do banco é com sistemas, e não com equipamento de grande porte. Segundo eles, o atual equipamento tem perfeitas condições de realizar o que se demanda pelo banco por um período razoável, e que para o momento, investimentos devem ser direcionados para aquisição de sistemas. Outro dado relevante que deve ser levado em consideração, e joga por terra a argumentação central do diretor da área, é que a empresa fornecedora do atual equipamento, ainda segundo informações que correm na TI do BRB, está prestes a lançar uma nova máquina que pode muito bem dar conta da demanda do banco a um preço bem inferior.

O secretário Mauro Noleto recebeu dos dirigentes sindicais um dossiê com todos os pedidos de informação formulados, a resposta do banco, bem como os informativos publicados pelo Sindicato acerca do assunto. Na ocasião afirmou que a Secretaria, dentro de seu espírito de buscar transparência absoluta no trato da coisa pública, buscará junto ao banco os esclarecimentos necessários, e que, se for constatada alguma irregularidade, tomará as providências cabíveis, inclusive encaminhando o assunto para outros órgãos competentes, se for o caso.

Participaram da audiência o diretor do Sindicato Eustáquio Ribeiro, e o diretor da Federação Centro-Norte André Nepomuceno, ambos funcionários do BRB.

 

Da Redação

Tags

Banco BRB
Acessar o site da CONTRAF
Acessar o site da FETECCN
Acessar o site da CUT

Política de Privacidade

Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados

BancáriosDF

Respondemos no horário comercial.

Olá! 👋 Como os BancáriosDF pode ajudar hoje?
Iniciar conversa