Os bancários da Caixa obtiveram duas importantes vitórias na rodada de negociações permanentes entre a Comissão Executiva dos Empregados (CEE) e a direção do banco, realizada nesta quinta-feira 25. A Caixa reverteu a decisão de desconto dos dias parados e se comprometeu a estender a possibilidade de retorno aos demitidos pela RH 008 que já entraram com ação judicial.
Agora, a compensação dos dias paralisação será feita na proporção de 1,5 para 1. Ou seja, para cada 1h30 de paralisação, o empregado terá que trabalhar 1h. A proposta anterior era de 1 para 1.
Será permitida a utilização de Apips e de licenças-prêmio na compensação. O prazo para a conclusão das compensações foi mantido até 31 de agosto.
Para os casos de pessoas afastadas do trabalho, são estabelecidas regras especiais, sobretudo no que se refere a prazos. Quem já compensou mais de dois terços das horas da greve terá crédito em horas com a empresa.
“Reivindicamos, pressionamos, avançamos nas negociações e obtivemos importantes vitórias para os bancários”, afirmou o secretário-geral do Sindicato e funcionário da Caixa, Enilson da Silva, para quem “os resultados da reunião desta quinta-feira demonstram a força dos argumentos dos representantes dos empregados à direção do banco”.