Uso de máscara no local de trabalho é parte do protocolo de segurança. Denuncie descumprimento

0

Os casos confirmados de Covid-19 têm aumentado no DF, apresentando números acima dos 1.000 novos registros por dia e curva de contágio em estágio crescente de contaminação.

Equipamentos de proteção individual são sabidamente essenciais para garantir a segurança daqueles que precisam sair de casa durante a pandemia do novo coronavírus. No ambiente de trabalho, o uso de máscara e álcool 70% se tornaram fundamentais, além de obrigatórios por força de Decreto do GDF, conforme orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O confinamento de pessoas em ambientes fechados, sem restrições de barreira entre as estações de trabalho, bem como o uso coletivo de elevadores e outros ambientes, amplia consideravelmente o risco de contaminação, mesmo os casos assintomáticos. Assim, nos locais de trabalho do bancário, onde circulam muitas pessoas diariamente, o não uso expõe todos ao risco de contaminação.

Durante as negociações, logo no início da pandemia, os representantes dos bancários cobraram e os bancos concordaram em disponibilizar os equipamentos necessários para todos os funcionários, independente da categoria. Essa é uma das medidas que compõem o protocolo de segurança firmado entre o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).

Para Vanessa Sobreira, secretária de Saúde do Sindicato, “o uso da máscara serve para proteção de si mesmo, dos colegas, dos clientes e também da família do trabalhador, pois já é sabido que mesmo pessoas assintomáticas podem transmitir o vírus”.

O descumprimento do protocolo de segurança por parte dos bancos deve ser denunciado ao Sindicato, com a garantia de sigilo. Para comunicar a entidade, entre em contato pelo e-mail centraldeatendimento@bancariosdf.com.br, pelos telefones (61) 99965.6882 e 99656.3824 ou pelo chat no portal do Sindicato.

Joanna Alves
Do Seeb Brasília