10 anos da Contraf-CUT: uma história de lutas e conquistas

0

Uma década de história, com muitas lutas e conquistas. No dia 26 de janeiro, a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) completou 10 anos de fundação, ostentando com orgulho o título de referência internacional para os trabalhadores de todo o mundo. Ao longo desses anos, a entidade fortaleceu a unidade nacional dos bancários e esteve à frente de todas as campanhas nacionais, coordenando o Comando Nacional e consolidando a convenção coletiva de trabalho da categoria.

“A Contraf-CUT tem uma trajetória brilhante, sempre disposta a avançar, com muita coragem e determinação, para superar obstáculos e cumprir o compromisso de atender aos interesses dos trabalhadores do ramo financeiro”, destacou Enilson da Silva, diretor da Contraf-CUT e da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte (Fetec-CUT/CN).

Filiada à UNI Global Union, sindicato mundial que representa cerca de 20 milhões de trabalhadores dos setores de serviços, a Contraf-CUT foi construída por bancárias e bancários de base, dirigentes sindicais, funcionários e militantes políticos “que ousaram romper com o modelo então vigente”.

“A Contraf-CUT sempre foi uma entidade fundamental para o fortalecimento das lutas para acabar com a exploração dos banqueiros junto aos trabalhadores e toda a sociedade e para a regulamentação do sistema financeiro”, reconhece Enilson.

E complementa: “Graças ao apoio e a defesa irrestrita aos trabalhadores de todo o país, rendemos nossas homenagens a essa entidade que tem uma trajetória vitoriosa de lutas e se tornou referência para os bancários e bancárias e para as demais categorias”.

Mariluce Fernandes
Do Seeb Brasília