TV Bancários pauta programa de prevenção à violência de gênero nesta quinta (13)

0

Lançado esta semana, o Programa Nacional de Prevenção à Violência contra as Mulheres marca um importante avanço da categoria bancária na prevenção e acolhimento das vítimas de violência de gênero. A edição desta quinta-feira (13) do TV Bancários aborda a iniciativa com as diretoras da Federação dos Bancários do Centro Norte (Fetec-CUT/CN) Elis Regina e Elizabeth Espindola,e o presidente do Sindicato, Kleytton Morais. O programa vai ao ar às 19h pela TV Comunitária de Brasília e pelas redes sociais do Sindicato.

Durante o lançamento do programa, que contou com a presença da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, representantes das bancárias lembraram que a categoria reivindica medidas de combate à violência de gênero dentro e fora do ambiente de trabalho há anos. Dentro da campanha salarial, a categoria bancária aponta ao longo dos anos a urgência de haver nos bancos um mecanismo de prevenção e acolhimento das bancárias que sofrem com a violência doméstica.

Além da questão da violência física, o programa também contempla questões de igualdade de acessos. Segundo levantamento do Dieese, no mercado de trabalho brasileiro, as mulheres ganham, em média, 21% menos que os homens. Na categoria bancária, a remuneração delas é 22,2% menor que a média dos colegas do sexo masculino.

Joanna Alves
Do Seeb Brasília