TV Bancários discute nesta quinta (2) déficit habitacional e moradias em áreas de risco

0

A tragédia vivida por moradores de São Sebastião e de diversas outras cidades do litoral norte de São Paulo, em razão das fortes chuvas do final de janeiro, com deslizamento de encostas, destruição de estradas, soterramento de casas e dezenas de mortes, traz de volta ao TV Bancários a discussão sobre déficit habitacional e moradias em áreas de risco.

O programa desta quinta-feira (2) tem como convidado Rud Rafael, que é integrante da coordenação nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), com atuação no Distrito Federal, e que esteve na edição do TV Bancários de 24 de janeiro de 2022, logo após a tragédia que havia ocorrido em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro. Rud é assistente social de formação e também é educador social.

Os dados sobre o déficit habitacional no Brasil são apontados por estudo realizado ainda com base no censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010. O levantamento é feito a cada 10 anos, mas o de 2020 foi adiado pelo governo Bolsonaro. O novo censo está em fase de conclusão, com divulgação prevista para abril.

A pesquisa denominada População em Áreas de Risco no Brasil, realizada à luz do censo anterior e divulgada pelo IBGE em 2019, revela que cerca de 8 milhões de brasileiros residiam em 2,4 milhões de domicílios localizados em 27 mil áreas com risco de desastre. E, conforme dados da Fundação João Pinheiro, o Brasil registrou em 2019 um déficit habitacional de 5,8 milhões de moradias.

O TV Bancários vai ao ar às 19h, pela TV Comunitária de Brasília ( canal 12 da Net) e pelas redes sociais do Sindicato. Acompanhe.

Da Redação