TV Bancários desta quinta impulsiona a Campanha Nacional pela Erradicação do Trabalho Infantil

0

O TV Bancários desta quinta-feira (15) busca impulsionar e reforçar a campanha do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador (FNPETI), que conta com a participação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), do Ministério Público do Trabalho (MPT), da Justiça do Trabalho e da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

O programa tem como convidada Jandyra Uehara, secretária de Políticas Sociais e Direitos Humanos da CUT, e vai ao ar entre 19h e 20h, pela TV Comunitária de Brasília (canal 12 da Net), com transmissão também pelas redes sociais do Sindicato.

Criado em 1994, o FNPETI definiu em plenárias as ações estratégicas para prevenção e erradicação do trabalho infantil, que culminaram no documento intitulado Diretrizes para Formulação de uma Política Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, aprovado pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA).

A campanha deflagrada pelo fórum na última segunda-feira, 12 de junho, Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, tem como mote “Proteger a infância é potencializar o futuro de crianças e adolescentes. Chega junto para acabar com o trabalho infantil”. As entidades defendem que combater pobreza e desigualdade é fundamental para acabar com esta forma de exploração.

Os levantamentos identificam hoje, no Brasil, mais de 1,8 milhões de crianças e adolescentes, de 5 a 17 anos, sendo submetidas ao trabalho infantil – 66,1% das crianças nestas condições são pretos e pardos. Enquanto os meninos (66,4%) são os mais vulneráveis a essa violação, as meninas são forçadas ao trabalho doméstico.

Também neste 12 de junho, Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, o Ministério da Educação apresentou o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, política de alfabetização que define como foco principal a alfabetização adequada de todas as crianças até o final do 2° ano do Ensino Fundamental.

Da Redação