TV Bancários desta quinta (31) marca o Dia do Bancário com abordagem histórica das lutas da categoria

0

O programa TV Bancários que vai ao ar nesta quinta-feira (31) tem como tema “O 28 de Agosto, Dia do Bancário, a história das lutas da categoria e as transformações do trabalho”. O convidado do programa é o bancário do Banco do Brasil Jacy Afoso, ex-presidente do Sindicato e hoje presidente do PT-DF.

O TV Bancários vai ao ar vivo, às 19h, pela TV Comunitária de Brasília e pelas redes sociais do Sindicato. Acompanhe!

O dia 28 de agosto passou a ser considerado o Dia do Bancário em alusão à vitoriosa greve nacional deflagrada pela categoria, nessa data, em 1951. Os bancários reivindicavam reajuste salarial de 40% e os bancos ofereceram apenas 20%. Após 69 dias de paralisação, os trabalhadores conquistaram 31% de reajuste. Foi, até então, a maior greve da história da categoria.

O TV Bancários abordará com Jacy Afonso o processo de organização e mobilização que tornou a categoria bancária referencial de luta para o movimento sindical brasileiro, sobretudo a partir dos anos 1960, com o surgimento do sindicalismo combativo que resultou na criação da Central Única dos Trabalhadores (CUT). A abordagem histórica colocará em foco também o papel exercido pelos bancários e bancárias do Distrito Federal no contexto do movimento dos trabalhadores em âmbito local e nacional.

A discussão incluirá ainda as transformações no trabalho bancário impostas pelas inovações tecnológicas e pelos rearranjos produtivos, com consequências nas atividades e nas perspectivas profissionais, assim como na saúde física e mental dos bancários e das bancárias.

O dia 28 de agosto é também a data de fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), que surgiu em 1983, durante o 1º Congresso Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat), e que completou, portanto, 40 anos de existência na última segunda-feira.



Evando Peixoto
Colaboração para o Seeb Brasília