TV Bancários desta quinta (27) discute a pauta indígena no Acampamento Terra Livre

0

O TV Bancários trata nesta quinta-feira (27), às 19h, da mobilização e pauta dos povos indígenas na 19ª edição do Acampamento Terra Livre, que acontece em Brasília ao longo desta semana com o tema “O futuro indígena é hoje. Sem demarcação, não há democracia!”. O encontro trouxe à capital federal mais de 6 mil indígenas de diferentes regiões do Brasil para discutir e apresentar pautas relacionadas a demarcação de territórios, combate à violência e demandas ambientais e culturais.

O convidado do programa é Dionísio Gonçalves Guarani Nhandeva, do Mato Grosso do Sul (MS), coordenador regional da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB).

As atividades do Acampamento Terra Livre foram divididas em cinco eixos temáticos: Diga o povo que avance; Aldear a Política; Demarcação Já; Emergência Indígena; e Avançaremos. Acontecem plenárias sobre mulheres indígenas, parentes LGBT+, gestão territorial e ambiental de terras indígenas, acesso a políticas públicas e povos indígenas em isolamento voluntário.

Foram programadas também marchas pelas ruas de Brasíla. Na primeira delas, realizada na segunda-feira (24), os manifestantes foram até o Congresso Nacional reivindicar a derrubada de projetos de leis anti-indígenas, entre os quais o PL 191/2020, de autoria do ex-presidente Bolsonaro, que permite a mineração em terras ancestrais dos povos originários, e o chamado “PL da Grilagem”, que regulariza a ocupação ilegal de terras públicas no país.

Outras duas marchas foram convocadas para a quarta e a quinta-feira com os motes “Povos indígenas decretam emergência climática” e defesa da democracia.

Convocado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), o Acampamento Terra Livre é construído em conjunto com a Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme), a Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul (Arpinsul), a Articulação dos Povos Indígenas da Região Sudeste (Arpinsudeste), a Comissão Guarani Yvyrupa, a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), o Conselho do Povo Terena e a Assembleia Geral do Povo Kaiowá e Guarani (Aty Guasu). A 19ª edição do evento se encerra nesta sexta-feira (28).

O TV Bancários é transmitido ao vivo, às quintas-feiras, a partir das 19h, pela TV Comunitária de Brasília (canal 12 da Net) e pelas redes sociais do Sindicato. Acompanhe!

Evando Peixoto
Colaboração para o Seeb Brasília