TV Bancários desta quinta (25) discute a resistência social à CPI criada para criminalizar o MST

0

O TV Bancários desta quinta-feira (25) tem como tema “A CPI criada para criminalizar o MST e a mobilização social em defesa do movimento camponês”. A Comissão Parlamentar foi instalada na Câmara Federal no dia 17 e entrou em funcionamento nesta semana.

O programa tem como convidado Marco Baratto, membro da Direção Estadual do MST no Distrito Federal e Entorno, e vai ao ar às 19h com transmissão ao vivo pela TV Comunitária de Brasília (canal 12 da Net) e pelas redes sociais do Sindicato.

O MST aponta em nota oficial o fato de a CPI ter sido instalada sem objeto determinado, numa tentativa de criminalizar a organização dos trabalhadores do campo e pressionar o governo.

“Querer criminalizar nossa luta por meio de uma CPI é estratégia para omitir as reais mazelas do campo brasileiro: crescente desmatamento, grilagem de terra, queimadas, violência no campo, uso de mão de obra análoga à escravidão, destruição e contaminação dos bens naturais pelo uso de agrotóxicos. Somente neste ano, 918 vítimas de trabalho escravo foram resgatadas, um recorde em 15 anos. Estes são os temas que deveriam ser alvo de investigação”, destaca a direção nacional do MST.

A defesa do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, contra a tentativa de criminalização de suas ações, requer apoio e solidariedade de parlamentares e de toda a sociedade. A luta travada pelo MST há quase 40 anos resultou na conquista da terra por 450 mil famílias, que, organizadas em cooperativas e associações, e junto a outras centenas de milhares de pequenos agricultores, produzem alimentos saudáveis, preservando o meio ambiente.

> Assista às edições anteriores do TV Bancários na TV Comunitária

Evando Peixoto
Colaboração para o Seeb Brasília