TV Bancários desta quinta (2) tem como tema o ativismo pelo fim da violência contra a mulher

0

A jornada de mobilização conhecida como 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher é o tema do TV Bancários desta quinta-feira, 2 de dezembro.

A convidada do programa é Wilma do Reis, advogada, educadora popular, pós-graduada em Políticas Públicas em Gênero e Raça e pós-graduada em Direito Penal e Processo Penal na Prática. Feminista e socialista militante da Marcha Mundial das Mulheres, Wilma integra o Conselho dos Direitos da Mulher do Distrito Federal e a Frente Brasil Popular no DF.

O período de mobilização educativa e de massa ocorre em todo o mundo entre 25 de novembro, Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres, e 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

No Brasil, a jornada de luta teve seu início antecipado para 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, passando de 16 dias para 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, para enfatizar a dupla discriminação sofrida pela mulher negra.

Segundo dados do Fórum Nacional de Segurança Pública, em 2020, houve um caso de feminicídio a cada seis horas no Brasil. Entre as vítimas, 61,08% eram mulheres negras. As brancas eram 36,5%, as amarelas, 0,9%, e indígenas, também 0,9%. Durante a pandemia, uma em cada quatro mulheres no Brasil foi vítima de algum tipo de violência.

O TV Bancários vai ao ar às 19h, ao vivo, pela TV Comunitária de Brasília (canal 12 da Net), com transmissão também pelas redes sociais do Sindicato.

Da Redação