TV Bancários acompanha ao vivo assembleia que avalia deflagração de greve por vacina, nesta quinta, às 19h

0

A assembleia dos bancários e bancárias do DF para deliberar sobre a decretação da greve pelo direito à vacina, nesta quinta-feira (1º), às 19h, será acompanhada ao vivo durante o programa TV Bancários.

O programa vai ao ar pela TV Comunitária (canal 12 da Net), com transmissão também pelas redes sociais do Sindicato.

A assembleia com indicativo de greve para segunda-feira foi convocada após o GDF suspender o início da imunização dos trabalhadores que atuam em bancos por interferência do Ministério Público do DF. O processo estava previsto para sábado (3), com destinação de duas mil doses de vacina para trabalhadores lotados em agências, numa primeira fase.

A luta para que a categoria bancária tivesse direito à vacina é longa e tem sido bastante árdua. O compromisso com a priorização dos trabalhadores que atuam em bancos na vacinação contra a Covid foi obtido junto ao governador do DF em 10 de junho, após o Sindicato ter percorrido inúmeras etapas na luta pela proteção da categoria.

No dia 15 de junho, o Sindicato oficiou os bancos formalizando a solicitação das informações necessárias à elaboração do Plano Operacional de Vacinação dos bancários.

O Sindicato reuniu-se com a Secretaria de Saúde do GDF no dia 17 e iniciou os entendimentos de organização e consecução do plano operacional para vacinar a categoria, o mais breve possível.

Com calendário de mobilização envolvendo visitas aos locais de trabalho, reunião dos delegados sindicais, realização de plenária por live e convocação de assembleia com indicativo de greve, as dificuldades impostas pelos bancos foram superadas e as medidas para início da imunização foram ultimadas em reunião tripartite (Sindicato, SES e Fenaban) no dia 23. A interferência do Ministério Público interrompeu o processo, levando o Sindicato a convocar a assembleia desta quinta-feira.

Evando Peixoto
Colaboração para o Seeb Brasília