TV Bancários aborda nesta quinta (9) o tema ‘Saúde mental e os desafios para a classe trabalhadora’

0

O programa TV Bancários desta quinta-feira (9) aborda o tema “Saúde mental e os desafios para a classe trabalhadora”, com Rafael Energia, conselheiro diretor do Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (CRP-01), professor universitário no curso de Psicologia da UDF, mestre em saúde pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP) da Fundação Osvaldo Cruz (FIOCRUZ) e integrante da Coletiva Somos.

Com apresentação da secretária de Mulheres do Sindicato dos Bancários de Brasília, Zezé Furtado, o programa vai ao ar às 19h pela TV Comunitária de Brasília (canal 12 da Net) e pelas redes sociais do Sindicato.

Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde mental abrange o bem-estar mental, físico e social, indo muito além da simples ausência de doença. E afeta todo o meio em que o indivíduo está inserido.

Em 2017, a OMS já apontava o Brasil entre os países com maior prevalência de ansiedade, transtorno responsável pelo sofrimento, à época, de 18 milhões de pessoas, o equivalente a 9,3% da população. A depressão afetava 12 milhões de pessoas no país, sendo a maior incidência da América Latina.

No início de 2020, a pandemia de Covid 19 trouxe distanciamento social, medo, mortes, luto, fechamento de espaços coletivos e forte crise financeira, mexendo com a rotina e com os sentimentos das pessoas e afetando ainda mais a saúde mental dos brasileiros.

Em pesquisa do Instituto Ipsos encomendada pelo Fórum Social Mundial, mais da metade dos brasileiros (53%) afirmaram que seu bem-estar mental teve piora desde o início da pandemia. Apenas outros quatro países apresentaram porcentagem maior.

Para a Central Única dos Trabalhadores (CUT), o rebaixamento das legislações trabalhista e previdenciária, a forte pressão por resultados e o assédio moral e emocional nos ambientes de trabalho são fatores que, associado ao desemprego crescente, fazem os trabalhadores e a população em geral adoeçam mentalmente com mais frequência.

Da Redação