Tributar os super-ricos: TV Bancários desta quinta (20) discute Reforma Tributária com a diretora do Sinpro-DF Rosilene Corrêa

0

O TV Bancários desta quinta-feira (20) tem como convidada a diretora de Finanças do Sindicato dos Professores do Distrito Federal (Sinpro-DF), Rosilene Corrêa. O tema em discussão será Reforma Tributária, um dos grandes desafios na luta dos trabalhadores e da sociedade por distribuição de renda e redução das desigualdades sociais.

O programa TV Bancários vai ao ar às 19h, ao vivo, pela TV Comunitária (canal 12 da Net), com transmissão também pelas redes sociais do Sindicato dos Bancários de Brasília no youtube.com/bancariosbsb e facebook.com/bancariosdf.

A Reforma Tributária voltou a ser discutida no início de maio, em comissão mista do Congresso Nacional, que tem como relator o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB). Os deputados e senadores discutem duas propostas de emenda à Constituição (PECs): a PEC 45/2019 e a PEC 110/2019.

Texto proposto pelos partidos de oposição (PT, PSOL, PCdoB, PDT e Rede), ainda em 2019, foi adicionado como emenda à PEC 45 e busca, entre outras medidas de justiça tributária, taxar grandes fortunas, lucros e dividendo, além de direcionar recursos da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) para preservação da Amazônia e dos royalties do petróleo para saúde e educação.

E ganha força nos movimentos sociais a proposta de tributar os super-ricos com aprovação de medidas emergências para o enfrentamento da crise econômica e da crise sanitária produzida pelo coronavírus. A arrecadação estimada é de R$ 272 bilhões. O documento com as medidas a serem implementadas foi lançado em 23 de março pelas entidades Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco), Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip), Auditores Fiscais pela Democracia (AFD) e Instituto Justiça Fiscal (IJF). O Sindicato dos Bancários de Brasília apoia a campanha.

Da Redação