TCU manda BB suspender publicidade em sites acusados de divulgar fake news

0

O ministro Bruno Dantas, do Tribunal de Contas da União (TCU), determinou nesta quarta-feira (27) a suspensão de contratos de anúncio publicitário do Banco do Brasil com sites, blogs, portais e redes sociais. Segundo a Folha de S. Paulo, a decisão se baseia em análise feita pelo tribunal de repasses de verba do banco para sites acusados de publicar fake news.

Na semana passada, o BB havia recuado da decisão de retirar publicidade que mantinha num site reconhecidamente bolsonarista, o Jornal da Cidade Online, após intervenção política de Carlos Bolsonaro. Vale lembrar que o maketing do banco é a área onde Antonio Hamilton Rossell Mourão, filho do vice-presidente da República, é gerente executivo.

A determinação de remover o anúncio se deu no dia 20 passado, após o perfil do Movimento Sleeping Giants Brasil no Twitter alertar o BB no dia anterior que o site era reconhecidamente um disseminador de fake news. Após denúncia, o BB informou “que os anúncios de comunicação automática foram retirados e o referido site bloqueado”.

Assim que o BB fez a retirada da publicidade, o Sindicato procurou a assessoria de imprensa da instituição, que se negou a passar qualquer informação.

Ainda de acordo a Folha, auditores do TCU levantaram que o Banco do Brasil executou cerca de R$ 119 milhões com publicidade na internet, o que abarca o site acusado de publicar notícias falsas. 

O Sleeping Giants Brasil é um perfil no Twitter inspirado em página semelhante criada em 2016 nos Estados Unidos. De acordo com a descrição, o perfil visa “impedir que sites preconceituosos ou de Fake News monetizem através da publicidade. Muitas empresas não sabem que isso acontece, é hora de informá-las”.

Da Redação