Sindicato sedia, em maio, final de concurso cultural com jovens talentos da periferia

0

 
Quem nunca conheceu ou foi uma criança com o sonho de ir aos palcos para cantar ou dançar – e viver disso? Embora comum, o desejo de muitas dessas meninas e desses meninos acaba sendo inviabilizado por uma condição financeira que impõe uma série de barreiras para a concretização do sonho. Foi pensando nessas crianças que um grupo de estudantes universitários criou o Estrelato Kids: um concurso de canto e dança para crianças da periferia do DF. O projeto está na 3ª edição e terá a grande final sediada no Teatro dos Bancários de Brasília, dia 27 de maio, às 19h. A entrada é gratuita.
 
Ao mesmo tempo em que dá oportunidade para as crianças darem o primeiro passo como artistas, o Estrelato Kids atua na disseminação da cultura e gera a reflexão sobre a pluralidade da sociedade e os preconceitos envolvendo raça e situação socioeconômica.
 
A 3ª edição do Estrelato Kids traz como novidade a modalidade dança. Nas duas edições anteriores, as crianças só concorriam como cantoras. Neste ano, foram selecionadas 50 crianças. 13 participaram da semi-final, realizada nesta quinta-feira (18), no Casa Park. Desse grupo, 8 foram para a final, que será realizada em duas etapas: uma no dia 9 de maio e outra no dia 27. No júri, dançarinos e cantores profissionais avaliam quesitos como presença de palco, técnica corporal, voz e canção. O grande vencedor terá uma equipe de assessoria para promover seu trabalho no Distrito Federal.
 
“É muito gratificante ver uma criança da periferia sendo revelada no nosso palco. Crianças que, sem antes ter nenhuma oportunidade, pisam pela primeira vez em um palco para poder mostrar seu potencial. Esses talentos estavam escondidos, e nós conseguimos encontrá-los. Eles irão surpreender todos”, declara Wenderson Beckister, um dos idealizadores do Estrelato Kids.
 
Segundo ele, a grande dificuldade do projeto é a falta de recursos. “Praticamente tudo é bancado por ‘vaquinas’ da equipe que faz o Estrelato Kids, composta por estudantes universitários que resolveram se juntar para poder realizar esse projeto e o sonho dessas crianças.”
 
Para o presidente do Sindicato dos Bancários de Brasília, Eduardo Araújo, a promoção da cultura é essencial para construir uma sociedade mais justa e igualitária. “O Sindicato tem o prazer de apoiar essa iniciativa. Pra gente, promover a arte e a cultura é abrir espaço para que as pessoas expressem seus sentimentos, suas emoções. É uma maneira de ser livre. E este projeto é realizado em um momento em que a arte e a cultura vêm sendo duramente atacadas por um governo totalmente reacionário e autoritário, que impõe o medo e tenta calar as expressões individuais e coletivas”, avalia.
 
Serviço
 
Estrelato Kids – concurso de canto e dança para crianças da periferia
Data da grande final: 27 de maio, segunda-feira
Horário: 19h
Local: Teatro dos Bancários de Brasília
Endereço: EQS 314/315 Sul
Entrada gratuita
 
Da Redação