Sindicato se reúne com superintendentes da Rede do BRB para discutir cobrança de metas

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Diretores do Sindicato se reuniram na sexta-feira (25) com os superintendentes da Rede do BRB Fernando Hessel e Juscelino Sá. Os dois acolheram um convite do Sindicato para discutir a relação entres as quatro superintendências e as diversas agências e plataformas sob sua responsabilidade.

Na reunião, os dirigentes sindicais apontaram de forma enfática as diversas reclamações que têm recebido quanto à forma de cobrança de metas a que as agências estão sendo submetidas. Segundo diversos depoimentos recebidos pelo Sindicato, os gestores das unidades são unânimes em afirmar que compreendem que metas são necessárias e que não há como ser diferente no ambiente extremamente competitivo do sistema financeiro. Ressaltam ainda que há, por parte das unidades de negócio do BRB, a certeza de que a realidade impõe a necessidade de se correr atrás de clientes e de negócios, pois isso é fundamental para a sustentabilidade da empresa.

Porém, todos afirmam que é importante, por parte dos executivos do banco, que a cobrança pelo atingimento das metas de negócio seja feita obedecendo a uma relação profissional e que não descambe para o desrespeito, o assédio ou qualquer forma de intimidação. Aliás, importante ressaltar que esse tipo de prática acaba por prejudicar os negócios, na medida em que contribui para o adoecimento dos empregados. Os gerentes também foram unânimes em afirmar que o conjunto dos empregados sabe o quanto o atingimento de metas é importante, seja para uma maior premiação com a PLR, seja para possibilitar ascensão a cargos mais elevados.

Embora enfatizando que não estivessem falando em nome de todos, os superintendentes afirmaram que se pautam pelo respeito na relação com as agências. Disseram também que, talvez inadvertidamente, alguma cobrança possa ter extrapolado o bom senso, porém que se policiam diuturnamente para que não haja desrespeito e que, a partir dessa discussão com o Sindicato, terão ainda maior cuidado com a forma de se relacionarem, especialmente com os gestores das unidades, a quem se dirigem com maior frequência.

“Os empregados do banco sabem que metas são uma realidade e que existe cobrança quanto ao seu atingimento. Porém, o que deve presidir a relação entre todos, desde o escriturário até o presidente, é o respeito”, afirma Ronaldo Lustosa, diretor do Sindicato. “Se há uma relação de amizade entre os funcionários, isso é ótimo, mas o fundamental é que exista profissionalismo, o que significa respeito mútuo, pois isso torna o resultado muito mais produtivo e com certeza dá muitos e melhores frutos”, complementa o diretor.

“É importante também o banco ficar atento a toda e qualquer forma de cobrança de resultados. O BRB foi pioneiro na adoção de medidas concretas de combate a toda e qualquer forma de assédio, e não pode retroceder nunca. Um ambiente saudável é fundamental para o bom andamento dos negócios, e a maior responsabilidade para isso cabe ao presidente e ao conjunto da diretoria”, acrescenta o também diretor do Sindicato Alexandre Assis.

Da Redação