Sindicato se reúne com representantes do Itaú e cobra posicionamento sobre plano de saúde e demissões

0

Diante das mudanças no plano de saúde e das ameaças de fechamento de agências, o Sindicato e a Federação dos Bancários do Centro Norte (Fetec-CUT/CN) se reuniram com representantes do departamento de relações do trabalho do Itaú para cobrar esclarecimentos. O encontro foi realizado na sede do Sindicato nesta segunda-feira (3).

A reunião havia sido solicitada pelo Sindicato desde o ano passado para tratar da mudança do plano BRB Saúde para Unimed, operadora que já foi motivo de muita dor de cabeça para os bancários do Itaú. “Nos parece que a decisão de trocar de plano foi mais uma ação para reduzir custos. Não dá para regredir, principalmente quando se trata de saúde”, destacou Edmilson Lacerda, diretor da Fetec-CUT/CN.

O Sindicato pediu explicações do porquê de não haver a oferta do BRB Saúde aos novos funcionários. Os representantes da instituição financeira ficaram de apresentar uma solução e de fazer a migração da Unimed para o BRB Saúde aos que assim desejarem.

Os representantes do banco afirmaram que a mudança não foi por economia, mas para que o plano fosse adequado para os funcionários. Foi sugerida uma reunião com a Central Nacional Unimed para que apresentem uma proposta ao Sindicato e, posteriormente, aos bancários do Itaú.

Fechamento de agências em Brasília

No encontro, os diretores das entidades representativas dos bancários aproveitaram para questionar o fechamento de agências no DF. Os trabalhadores perguntaram quais agências seriam fechadas e quantos trabalhadores atingidos, mas os representantes do banco disseram não ter conhecimento do assunto.

“Sabemos que existe uma alta rotatividade de funcionários no banco e a preocupação maior é o realocação desses trabalhadores. O Itaú precisa encaminhar esses bancários que terão as agências fechadas às unidades que necessitam de trabalhador”, alerta Robertinho Alves, diretor do Sindicato.

Durante a Semana Nacional de Luta, que percorreu diversas agências do DF, o Sindicato alertou sobre a intenção do banco de fechar duas unidades.

A reunião contou com a participação dos diretores do Sindicato Robertinho Alves e Daniel de Oliveira, além dos diretores da Fetec-CUT/CN Edmilson Lacerda, Louraci Morais, Ivan Amarante, José Pacheco e Jorge Kotani.

Estiveram pelo banco o gerente de Relações do Trabalho e Sindicais, Romualdo Garbos, o superintendente de Relações do Trabalho e Sindicais, Marco Aurélio Oliveira, e o superintendente de Benefícios, Marcelo Leão.

Joanna Alves
Do Seeb Brasília