Sindicato se reúne com presidente do BRB para discutir reivindicações do funcionalismo

0

Em audiência realizada nesta quarta-feira 12, o Sindicato fez a entrega ao presidente interino do BRB, Laécio Barros Júnior, da pauta contendo as reivindicações específicas dos funcionários do banco para a Campanha Salarial 2007/2008. Na audiência, o Sindicato tratou também de outros assuntos.

Em audiência realizada nesta quarta-feira 12, o Sindicato fez a entrega ao presidente interino do BRB, Laécio Barros Júnior, da pauta contendo as reivindicações específicas dos funcionários do banco para a Campanha Salarial 2007/2008.

Na audiência, o Sindicato tratou também dos seguintes assuntos:

Horas não compensadas da greve de 2006

Com relação às horas não trabalhadas durante a greve do ano passado (que, conforme Acordo Coletivo, deveriam ter sido compensadas até o dia 31 de agosto, caso contrário seriam descontadas posteriormente), Laécio afirmou que elas não serão deduzidas em setembro, e se comprometeu a procurar uma solução para o caso na reunião do colegiado da diretoria do banco. Isso deve ocorrer na semana que vem.

O Sindicato reivindica e espera que o banco desconsidere dos bancários que ainda não compensaram o resíduo de horas não trabalhadas, uma vez que se trata de um número (de horas) insignificante.

Fusão BRB/BB

Sobre o eventual processo de compra do BRB pelo Banco do Brasil, Laécio afirmou que já ocorreram algumas reuniões sobre o assunto, mas que se trata de uma discussão ainda incipiente e que absolutamente nada está decidido.

De acordo com Laécio, a transferência do controle acionário do banco é uma posição do controlador majoritário (GDF).

Assim como procurou o presidente interino do BRB, o Sindicato aguarda agora o agendamento de reunião com o presidente do BB, Antônio Francisco de Lima Neto, para tratar do assunto. Segundo contato preliminar, o encontro deve ocorrer na próxima semana.

“O Sindicato mais uma vez reafirma sua posição contrária à alienação do BRB, por considerá-lo extremamente viável, cujos números o próprio balanço divulgado pela instituição demonstra”, destacou Antonio Eustáquio Ribeiro, diretor do Sindicato. “E repudia a atitude do governador Arruda que, quando em campanha ao GDF, prometeu a valorização do banco e de seus funcionários, mas agora mantém a postura intransigente de desfazer deste patrimônio que não é dele”, completa o também diretor do Sindicato André Nepomuceno.

O Sindicato afirmou ao presidente do banco que está acompanhando todo o processo e vai recorrer a todos os meios ao seu alcance para preservar os direitos dos trabalhadores do BRB.