Em mais uma reunião com o Conselho Diretor do BRB (presidente e vices-presidentes), ocorrida na quarta-feira (23), o Sindicato abordou diversos assuntos de interesse dos funcionários do banco. Na reunião, os dirigentes sindicais entregaram ao presidente Paulo Evangelista uma carta com diversos itens sobre os quais desejam conversar.
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Neste documento, o Sindicato solicita, inclusive, que seja designado responsável(eis) para prosseguir com as discussões, visto que, por ser extensa, a pauta certamente não seria esgotada nesta reunião, como de fato não o foi.
Dos assuntos discutidos na reunião, resultaram as seguintes deliberações:
1 – Caixas/gerentes de expediente – o Conselho Diretor afirmou que a medida não será revista, porém, o presidente afirmou que haverá um contato com todos os gestores dos PA’s para verificar se há a necessidade de aumento do número destas funções, especialmente de caixas;
2 – Eleição de conselheiro funcionário para o Consad (Conselho de Administração) do BRB – embora este assunto não esteja na carta entregue ao presidente, ele esteve na discussão, e sobre o mesmo o Conselho Diretor afirmou se tratar de um avanço para a governança do banco, embora entenda que trata-se de assunto restrito ao controlador do BRB, o Governo do Distrito Federal (GDF). O Sindicato afirmou que o Conselho, em especial o presidente, podem contribuir nesta discussão com o governo;
3 – Novas contratações – o Conselho Diretor ratificou que, neste ano, serão contratados 165 escriturários, e que as convocações serão feitas até que se atinja este número de contratações efetivas. Quanto a contratação de novos analistas de TI, o Conselho afirmou que hoje há 18 vagas em aberto. Disse ainda que será discutida e deliberada, ainda no mês de agosto, uma nota executiva em preparação pela TI, abordando a situação da terceirização (situação levantada pelo Sindicato) e a possibilidade de expansão deste número para contratação de novos analistas de TI. Segundo o conselho, em agosto se terá uma decisão sobre este ponto;
4 – Designações para funções em desacordo com o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) – o Conselho Diretor voltou a afirmar que identificou 20 designações, sendo 15 na TI e 05 na Direção Geral, e mais uma vez assumiu inteiramente a responsabilidade pelo ocorrido. O Conselho afirmou ainda que, por solicitação do Sindicato, qualquer medida sobre esta situação, por ora, está descartada, e se comprometeu a discutir com o Sindicato uma solução para estes 20 funcionários. Sobre a situação específica dos escriturários da TI, o Sindicato aproveitou o momento para reforçar sua sugestão de, juntamente com o banco, procurar uma saída para essa questão. O Conselho afirmou que tem sim interesse em construir em conjunto uma saída que preserve estes funcionários ali lotados. Na ocasião, foi informado ao Sindicato que o número de escriturários hoje lotados na TI, que serão objetos desta discussão, é de 93 funcionários;
5 – PLR do 1º semestre de 2014 – o Sindicato apresentou a reivindicação de exclusão da meta Carteira Comercial para efeito de pagamento da PLR referente ao 1º semestre de 2014. Na alegação do Sindicato, segundo diversos gestores de PA’s, o modelo de acompanhamento desta meta foi alterado no decorrer do semestre, o que gerou dificuldade de entendimento e, por conseguinte, de realização da mesma. Ainda segundo o Sindicato, caso se mantenha esta meta, 30 PA’s não terão a integralidade da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), e o mais relevante é que estes 30 PA’s representam aproximadamente 80% do resultado contábil do banco. O Conselho ficou de analisar a reivindicação e dará uma resposta o mais breve possível;
6 –Auditoria na TI sobre as intermitências ocorridas especialmente em dezembro e janeiro passados – o Conselho Diretor reiterou que o trabalho ainda não está concluído, ao que o Sindicato ponderou tratar-se de uma demora inexplicável, uma vez que já fazem 7 meses desde a ocorrência dos mesmos, e o banco não apresenta nenhuma celeridade para desanuviar o assunto, ao passo que, quando se trata de apurar qualquer ocorrência que envolva funcionários, o banco apresenta uma rapidez sem igual. Mais uma vez o Sindicato cobrou resposta efetiva sobre esta situação;
7 – Medidas para o prédio da TI – o Conselho Diretor afirmou que foram tomadas as seguintes medidas adicionais visando à melhoria do ambiente: instituição de uma ronda motorizada para aumentar a segurança do local; discussão de uma emenda parlamentar na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) com vistas à construção de um estacionamento no local; discussão com o proprietário do prédio, que possui outros imóveis nas imediações, para a construção de um restaurante com refeições executivas (foi citado como exemplo o Giraffas) para facilitar o acesso para alimentação dos funcionários ali lotados. O Sindicato considera importantes estas medidas, porém reafirma o erro que foi a transferência da TI para aquele local, especialmente considerando que o atual prédio onde a TI funcionava está em reforma para abrigar outros setores do banco, e que está em curso a construção do datacenter definitivo do BRB.
Outros assuntos
Sobre os demais assuntos elencados na carta entregue ao presidente, não foi possível o debate em função do tempo, porém, o Sindicato reiterou a necessidade de indicação de responsável(eis) pra dar continuidade ao debate, com vistas à sua solução.
Sobre os assuntos objetos do debate, o Sindicato cobrou mais uma vez resolução daqueles que ainda ficaram pendentes.
“A reunião foi, certamente, mais produtiva do que a anterior, embora tenha ficado de fora a discussão de assuntos importantes. O Sindicato considera fundamentais estes debates com o Conselho Diretor, em especial com a presença do presidente. Porém, considera que, em virtude da dificuldade de agenda dele, os assuntos pendentes possam ser delegados para discussão em outros fóruns com vistas a solucioná-los”, afirmou o diretor do Sindicato Antonio Eustáquio, que também é bancário do BRB.
Participaram da reunião os diretores do Sindicato Antonio Eustáquio, Cida Sousa, Cristiano Severo e Daniel Oliveira, o diretor da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte (Fetec-CUT/CN) André Nepomuceno e o técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) – subseção Sindicato Pedro Tupinambá.
Da Redação