Sindicato reúne-se com Arruda para discutir BRB

0

A diretoria do Sindicato reuniu-se nesta terça-feira 26 com o governador José Roberto Arruda para discutir o futuro do BRB após os escândalos envolvendo administradores da gestão passada e a declaração do governador de que pretendia privatizar o banco.

  • Sindicato articula movimento em defesa do banco
  • A diretoria do Sindicato reuniu-se nesta terça-feira 26 com o governador José Roberto Arruda para discutir o futuro do BRB após os escândalos envolvendo administradores da gestão passada e a declaração do governador de que pretendia privatizar o banco. O governador disse que não tem a intenção de privatizar o BRB e que pretende discutir com o Sindicato e com outras representações da população do DF o papel que o banco deve desempenhar daqui por diante.

    “A privatização é a última opção”, frisou o governador, reafirmando ter a intenção de manter o BRB como banco público.

    Participaram da reunião com Arruda o presidente eleito do Sindicato, Rodrigo Britto, os diretores João Batista Machado e André Matias Nepomuceno e o ex-deputado Chico Vigilante, presidente do PT-DF.

    Após a reunião com a diretoria do Sindicato, o governador foi ao Banco Central para um encontro com o presidente Henrique Meirelles. Ele disse aos diretores do Sindicato que pretendia discutir com o BC a nomeação de uma diretoria técnica para o BRB.

    Proposta para preservar o banco público

    Arruda informou ainda que contratará uma empresa de consultoria para fazer um estudo de remodelagem do BRB e, simultaneamente, discutir com o Sindicato, com os partidos políticos e outras entidades representativas do DF com o objetivo de consolidar uma proposta sobre o papel e o futuro do banco.

    Por fim, o governador disse ser favorável à investigação, pela polícia civil e pelo Ministério Público, das denúncias sobre fraudes e lavagem de dinheiro no BRB na gestão passada.

    “Estamos dispostos a ajudar a construir uma proposta que preserve o interesse do funcionalismo e mantenha o BRB como banco público, com viabilidade de mercado e ao mesmo tempo cumprindo o papel social de indutor do desenvolvimento econômico regional”, afirma João Batista Machado.

    “Mas também queremos a apuração das fraudes e a punição dos responsáveis. E ficarmos atentos à última opção do governador”, acrescenta André Nepomuceno.

    Outros destaques:

  • Veja a reportagem do DFTV, 1ª edição, da Rede Globo, sobre o protesto do Sindicato na sede do BRB
  • Roriz se complica nas fraudes do BRB