Sindicato repudia aumento de contribuição no REG/Replan não-saldado

0

A Caixa anunciou na semana passada a aprovação da revisão do custeio do plano de benefício REG/Replan não-saldado da Funcef.  De acordo com a circular Vipes/Surse 28/08, a decisão da empresa baseou-se no Demons-trativo dos Resultados de Avaliação Atuarial (DRAA) do exercício de 2007 da fundação, que prevê a alteração no percentual da terceira faixa dos atuais 13,92% para 34,26%.

O Sindicato repudia o aumento do percentual de contribuição e respalda a proposta dos representantes eleitos na Funcef de mudança no método de custeio do plano, de forma a minorar o impacto para os participantes. A proposta foi encaminhada à Caixa em 2003 e até agora a empresa não havia se manifestado sobre o assunto. É inaceitável que a Caixa venha agora estabelecer aumento nas contribuições de forma unilateral. “Essa medida é absurda e será combatida de todas as formas possíveis”, ressalta o diretor de Saúde do Sindicato, Alexandre Severo.

Essa mesma postura é adotada pelo Sindicato também em relação à ameaça da empresa de retirada de patrocínio do REG/Replan não-saldado. A idéia foi aventada na semana passada pela própria presidenta da Caixa, Maria Fernanda Coelho, durante encontro com dirigentes da Fenae e das Apcefs. “Esse é o tipo de idéia que deve ser rechaçada com veemência, como fizeram na oportunidade os dirigentes das entidades associativas”, diz Alexandre.