Sindicato recebe nova turma para o curso de preparação para o CPA 10 e 20

0

O Sindicato recebeu na noite desta segunda-feira (11) a segunda turma de 2019 para o curso de preparação para o exame de Certificação Profissional Anbima séries 10 e 20 (CPA 10 e CPA 20). A aula inaugural foi aberta pelo diretor do Sindicato Kleytton Morais, responsável pela estruturação do curso no formato atual, em 2007, quando exercia a função de secretário de Formação.

Atualmente conduzida por Teresa Cristina, a secretária de Formação organiza turmas para o curso preparatório ao longo de todo o ano. O curso é ministrado pelo economista Agostinho Silva Filho.

A segunda turma de 2019 conta com 17 alunos. Os que farão o exame CPA 10 terão aulas entre os dias 11 e 20 de fevereiro, de segunda a quinta, das 19h30 às 22h30. As aulas para os que se preparam para o CPA 20 acontecerão entre os dias 11 e 28 de fevereiro, também de segunda a quinta, das 19h30 às 22h.

Kleytton Morais lembrou que “o curso preparatório possui dinâmica que assegura o aprendizado sem impor sacrifício aos alunos e garante a aprovação de todos no exame de certificação”. Os que não conseguem passar no primeiro exame, ingressam na turma seguinte e seguem estudando, sem custo financeiro.

Os bancários sindicalizados têm 50% de desconto no valor do curso. Entre os inscritos há, inclusive, um que foi contemplado em sorteio de bolsa integral. A ganhadora da bolsa nesta segunda turma de 2019 foi a bancária do Itaú Neilane Bezerra da Cruz, inscrita para o CPA 10.

O diretor Kleytton Morais anunciou aos alunos que retornará no final do curso para uma confraternização com a turma.

Confira, a seguir, mais detalhes sobre o curso preparatório oferecido pelo Sindicato:

O curso é ministrado pelo economista Agostinho Silva Filho, MBA em Finanças/Ibmec, professor de MBA e mestrado em Economia. Ministra treinamentos no mercado de ações há mais de 20 anos, é membro da Associação dos Profissionais de Mercado de Capitais (Apimec). Agostinho tem Certificação Nacional de Profissionais de Investimentos (CNPI), credenciado pela Comissão de Valores Mobiliários como Analista de Valores Mobiliários. O nível de aprovação é superior a 90%.

Metodologia

Aulas presenciais, com aplicação de um teste simulado e revisão geral de conteúdo. O material didático é composto de apostila eletrônica e lista de exercícios.

Conteúdo

CPA 10
O curso é dividido em sete módulos e há, também, dois simulados.

Módulo 1 – Sistema Financeiro Nacional
Definições de todos os órgãos que constituem o Sistema Financeiro Nacional. Representa entre 3 a 5 questões da prova.

Módulo 2 – Ética e Regulamentação
Composto por duas partes. A primeira é sobre regulamentação e a segunda, sobre ética. Representa entre 7 a 10 questões da prova.

Módulo 3 – Noções de Economia e Finanças
Trabalha conceitos como índices de inflação, taxas de juros, etc. Utiliza muito o raciocínio matemático. Representa entre 3 a 5 questões da prova.

Módulo 4 – Princípios de Investimento
Construção de argumentos sobre rentabilidade, liquidez e segurança para serem utilizados na indicação de produtos e fundos de investimentos. Representa entre 5 a 10 questões da prova.

Módulo 5 – Fundos de Investimento
Com maior peso na prova, aborda exclusivamente todas as classes de fundos de investimento. Integram o conteúdo as instruções CVM 409 e 456 (constituição, administração, funcionamento e divulgação de informações dos fundos); CVM 522, que altera a CVM 409; CVM 400, sobre ofertas públicas de distribuição de valores mobiliários nos mercados primário e secundário. Representa entre 10 e 15 questões da prova.

Módulo 6 – Demais Produtos de Investimento
Mercado de ações e um pouco mais de títulos públicos e tributação. Representa entre 8 e 13 questões da prova.

Módulo 7 – Previdência Complementar Aberta PGBL/VGBL
Planos de Previdência Privada. Representa entre 3 e 5 questões da prova.

CPA 20

O curso é dividido em sete módulos e há, também, três simulados.

Módulo 1 – Órgãos de Regulação e Melhores Práticas, Fiscalização e Participantes do Mercado
Definições e conceitos de todos os órgãos que constituem o Sistema Financeiro Nacional. Representa entre 3 a 5 questões da prova.

Módulo 2 – Conceitos Básicos de Economia, Finanças e Estatística
Índices de inflação, taxas de juros, finanças e estatística, com muito raciocínio matemático. Representa entre 3 e 6 questões da prova.

Módulo 3 – Fundos de Investimentos
Todas as classes de fundos de investimento, tipos e formas. Instrução CVM 409 e 456 – Dispõe sobre a constituição, a administração, o funcionamento e a divulgação de informações dos fundos de investimento; instrução CVM 522 – Altera a instrução CVM 409; instrução CVM 400 – Dispõe sobre ofertas públicas de distribuição de valores mobiliários nos mercados primário e secundário. Representa entre 11 e 15 questões da prova.

Módulo 4 – Demais Produtos de Investimento
Mercado de ações, títulos públicos e tributação. Faz parte do conteúdo programático a lei 9249/95, que dispõe sobre alterações no IR para pessoas jurídicas. Representa entre 11 e 15 questões da prova.

Módulo 5 – Tributação
Íntegra da lei 11.033/04, sobre a alteração da tributação do mercado financeiro e de capitais; institui o Regime Tributário para Incentivo à Modernização e à Ampliação da Estrutura Portuária (Reporto); altera as leis nos 10.865, 8.850, 8.383, 10.522, 9.430, e 10.925. Representa entre 3 a 6 questões da prova.

Módulo 6 – Compliance Legal e Ética e Análise de Perfil de Investidor
Íntegra da lei 9613/98, que dispõe sobre os crimes de lavagem e ocultação de dinheiro; íntegra da Resolução 2554/98 do CMN, sobre a implantação e implementação de sistemas de controles internos; Circular 2852/98, do Bacen, que dispõe sobre controles internos de registros de operações. Representa entre 6 e 12 questões da prova.

Módulo 7 – Mensuração, Gestão de Performance de Risco
Índices de inflação e taxas de juros. Representará entre 11 a 15 questões da prova.

Como recurso educacional serão realizados vários simulados com correção comentada em sala de aula.

Evando Peixoto
Colaboração para o Seeb Brasília