Sindicato promove nesta quarta (25) plenária virtual com bancários de retaguarda do BRB para debater ações

0

Diante do comunicado feito pelo BRB sobre o fim da retaguarda em 20 agências, o Sindicato promove nesta quarta-feira (25), às 20h, plenária virtual com os bancários que trabalham no setor.

O objetivo é decidir sobre ações a serem encaminhadas de imediato, já que o banco desrespeitou a cláusula 78 do acordo coletivo, pela qual se compromete a disponibilizar, com antecedência de 30 dias, a relação dos empregados que vierem a participar de plano de movimentação (rodízio), como é o caso.

> Para participar da plenária, inscreva-se aqui

É de insatisfação o clima nas agências diretamente envolvidas no processo e de apreensão nas demais, por conta do que possa acontecer. Em reunião com o banco na sexta (20), o Sindicato cobrou explicações. Além da necessidade de comunicar os funcionários com a antecedência devida, solicitou que todo o cronograma seja divulgado o quanto antes, em todas as agências impactadas, sobre quando, a forma e como será feito o remanejamento. Falou ainda que é preciso esclarecer todas as dúvidas referentes ao processo.
O BRB adiantou que o projeto de centralização em andamento será feito em 20 agências, em cinco etapas a cada mês – outubro, novembro, dezembro, janeiro e fevereiro, e garantiu que nesse processo ninguém será descomissionado.

O Sindicato ainda enfatizou a importância de mais nomeações dos aprovados em concurso, uma vez que o número de serviços tem aumentado significativamente no BRB, sem a devida recomposição no quadro funcional.

BB aplica modelo semelhante

O modelo de centralização anunciado pelo BRB encontra paralelo com o aplicado pelo Banco do Brasil por meio do sistema de Plataforma de Suporte Operacional (PSO), setor que agrega os caixas e a área de tesouraria das agências e que enfrenta constantes problemas e é alvo de duras críticas por parte de funcionários.

Em plenárias recentes realizadas pelo Sindicato com os bancários do setor, por exemplo, foi relatada rotina de acumulo de função e abusos, entre outros transtornos.

Da Redação