Sindicato pede revogação de decisão que discrimina quem optou pelo REB

0

A diretoria do Sindicato protocola hoje, quinta-feira, ofício endereçado à presidenta da Caixa, Maria Fernanda Coelho, solicitando a revogação da decisão da diretoria de impedir a permanência no REG/Replan dos empregados que pediram migração para o REB em 2002.

“Trata-se de uma medida incontestavelmente contraditória e incoerente e que põe em xeque a seriedade, a credibilidade e o respeito que devem nortear a consciência, para esta tomada de decisão, dos bancários que preferiram migrar para o REB”, critica a diretoria do Sindicato no ofício enviado à presidenta da Caixa.

“Ao impor essa medida, algo ditatorial, a Caixa desconstrói uma teia de princípios que ela mesma sempre pregou, o que pode afetar a imagem da empresa de forma negativa”, acrescenta o ofício do Sindicato.
O Sindicato sempre combateu a forma pela qual o REB foi criado, com o objetivo claro de facilitar a privatização do banco. Por esse e outros motivos, o Sindicato orientou os associados a não aderirem ao REB, chegando a entrar com ação na Justiça, em 2002, contra a sua implantação.

O Sindicato também defende a adesão ao Novo Plano, entre outras razões porque ele não tem as limitações do REB e não exime a Caixa de se responsabilizar por eventuais déficits após a concessão do benefício.
Mas como representante dos trabalhadores, o Sindicato defende por princípio e trabalha para fazer valer o direito de cada participante escolher o plano que julgar melhor (REG/Replan, REB ou Novo Plano), sem imposições da Caixa.

Manifestação hoje na Matriz

O Sindicato promove manifestação hoje às 13h em frente à Matriz para denunciar a decisão antidemocrática da direção da Caixa de restringir a opção dos participantes que solicitaram migração ao REB e querem desistir da opção que fizeram em 2002, permanecendo do REG/Replan.

Sindicato prepara ação jurídica

A assessoria jurídica do Sindicato orienta os empregados que se encontram nessa situação que protocolem o pedido de desistência da migração ao REB junto à Funcef. E que procurem o Sindicato, para que sejam tomadas as providências jurídicas cabíveis.

O entendimento da assessoria jurídica do Sindicato é que o protocolo junto à Funcef é um documento importante para identificar quem são os interessados e assim poder dar início aos trâmites jurídicos.
O Sindicato também convida esses empregados para uma reunião na próxima terça-feira (5), às 19h, na sede da entidade para discutir os passos futuros. A assessoria jurídica participará da reunião.