Sindicato participa do 19º Congresso Nacional da Anapar

0

De olho no futuro, participantes de fundo de pensão de todo o país participam nesta quinta (17) e sexta (18) da 19ª edição do Congresso Nacional da Anapar, que ocorre no Rio de Janeiro. Diretores do Sindicato e da Federação Centro-Norte (Fetec-CUT/CN) marcam presença no encontro da Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão, que reúne cerca de 400 pessoas.

O Congresso conta com vasta programação. A desta quinta foi aberta pelo economista e professor da PUC-SP Ladislau Dowbor, que discutiu o tema ‘Capital Improdutivo e seus impactos para os fundos de pensão’, cuja primeira parte é abordada em seu livro ‘A Era do Capital Improdutivo’.

A obra traz a síntese dos estudos que o economista vem fazendo nos últimos anos sobre o sistema financeiro. Nela, ele trabalha com dados e pesquisas recentes que demonstram a necessidade de regulação desse sistema.

“Não se trata de acabar com os bancos, mas de exigirmos processos regulatórios que controlem o imenso poder que hoje as corporações detêm. Um poder que, sem ser eleito, derruba democracias, impede que governos realizem políticas públicas, asfixia a capacidade de investimento das empresas nacionais e reduz drasticamente a renda das famílias e de cada um de nós”, diz o autor sobre a edição em seu blog (http://dowbor.org/principais-livros/), onde o livro pode ser baixado gratuitamente.

Na programação da parte da tarde, que teve ainda como palestrante o diretor eleito de Seguridade da Previ, Marcel Barros, que falou sobre sustentabilidade dos investimentos dos fundos de pensão, a Anapar assinou um convênio com a Apimec, que visa à formação e à certificação de dirigentes sindicais.

Também participaram da programação Beto Almeida, jornalista-diretor da emissora de televisão Telesur, que tratou do tema ‘Capital da notícia e a demolição do Estado’; o jurista Fábio Junqueira de Carvalho, problematizando a questão da fiscalização e gestão dos fundos de pensão pelo Estado; o também jurista Wagner Balera, que debateu a ação do Estado e os interesses dos participantes e assistidos; e Guilherme Benites, sócio da Aditus Consultoria Financeira, falando de oportunidades, riscos e controles dos investimentos no setor produtivo; além do consultor Leonardo Savio de Matos, que tratou da sustentabilidade financeira dos participantes.

Confira a programação desta sexta:

• Sistema de Previdência Complementar fechado: novos horizontes

09h30 às 10h00 – Silvio Renato Rangel Silveira – Presidente da FIBRA
10h00 às 10h30 – Claudia Muinhos Ricaldoni – Representante dos participantes e assistidos no CNPC

Debate
Encerramento

• Assembleia Geral Ordinária

13h30 Abertura
14h00 Balanço e Relatório de Atividades de 2017 – Apresentações, debate e votação.
15h00 Orçamento para 2018 – Apresentação, debate e votação.
15h30 Teses e Plano de Ação para 2018 – Apresentações, debate e votação.
18h00 Encerramento

Da Redação com informações da Anapar