Sindicato exibe Afronte no Cinedebate e lança a cartilha “Você tem direito”, nesta terça (26)

0

Ganhador de quatro prêmios, o curta-metragem Afronte será exibido no Cinedebate Bancários, nesta terça-feira (26). Em seguida, haverá debate com a equipe de produção do filme. O Cinedebate será no Teatro dos Bancários, às 19h. A entrada é franca.

Na ocasião, ainda será lançada a cartilha “Você tem direito”, que traz orientações sobre como proceder diante dos casos de racismo e lgbtfobia, para amparo da vítima e o encaminhamento de denúncias. O material é uma parceria entre o Sindicato dos Bancários de Brasília e a Rede Afro LGBT.

Para discutir a temática de Afronte e como ela dialoga com a atualidade, estarão presentes o diretor e roteirista do filme Marcus Mesquita, as produtoras Juliana Melo e Renata Schelb e o ator Vitor Hugo.

O filme, que cruza ficção e documentário, mostra o processo de transformação e empoderamento de Victor Hugo, um jovem negro e gay, morador da periferia do Distrito Federal. Seu relato se mistura aos depoimentos de outros jovens, cujas histórias revelam diferentes formas de resistência, encontradas em discursos de valorização do negro gay.

Afronte nasceu do incômodo de Bruno Victor e Marcus Vinicius. Alunos do curso de Audiovisual da Universidade de Brasília (UnB), quiseram inserir vozes negras e gays no cinema e no meio universitário.

Devido a sua temática, que enfrenta a sociedade heteronormativa e racista, Afronte foi criticado pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL). “Olha, a vida particular de quem quer que seja, ninguém tem nada a ver com isso, mas fazer um filme Afronte, mostrando a realidade vivida por negros homsesexuais no DF, não dá para entender”, disse ele em agosto deste ano, ao  afirmar que o projeto de série, derivada do curta e outros filmes não teriam aprovação da Agência Nacional do Cinema (Ancine) para captação de recursos por meio da Lei do Audiovisual.

Serviço
Cinedebate Bancários – Afronte | Lançamento da cartilha “Você tem Direito”
Dia: 26 de novembro, terça-feira
Horário: 19h
Local: Teatro dos Bancários (SQS 314/315)
Entrada: Franca

Ficha técnica
Filme: Afronte
Ano produção: 2017
Duração: 16 minutos
Classificação: Livre para todos os públicos
Gênero: Documentário/Drama

Da Redação