Sindicato e Poupex realizam primeira negociação para renovação do acordo

0

O Sindicato e a Poupex realizaram na última sexta-feira (9) a primeira reunião de negociação visando ao fechamento do Acordo Coletivo 2022/2024. A negociação ocorre após a assinatura da Convenção Coletiva Nacional dos Bancários entre a Contraf-CUT e a Fenaban, pois, como tem se repetido há muitos anos, a Poupex aguarda o fechamento da Campanha Nacional dos Bancários, que fixa os parâmetros da negociação, visto que a empresa historicamente segue o que é ali pactuado.

O Sindicato pontuou a importância de a Poupex seguir os parâmetros fixados pela CCT, além de resgatar alguns benefícios suspensos temporariamente no último acordo coletivo, em face da perda de dinamismo do resultado da empresa, fruto da queda expressiva da Selic naquele período, base da grande maioria dos negócios feitos.

“A taxa Selic, embora quanto mais alta mais prejudique a economia real ao encarecer a produção, para o setor financeiro exerce um efeito contrário, pois potencializa os lucros. Assim, as condições hoje são boas para a Poupex retomar benefícios, como a PR adicional e os anuênios”, ressalta Raimundo Dantas, diretor do Sindicato.

A Poupex se comprometeu a avaliar toda a pauta, o que deve ocorrer já nesta semana. O Sindicato reiterou a importância de todas as cláusulas da pauta de reivindicações, ao que a empresa afirmou que dará resposta a todas, e sinalizou que terá um olhar dedicado e minucioso sobre aquelas mais ressaltadas pelo Sindicato, tais como a regulação do teletrabalho, a volta da PR adicional, o retorno da folga mensal para os empregados com jornada de oito horas, a venda dos abonos assiduidade, o adicional de insalubridade para os empregados da área de manutenção e a volta do pagamento de anuênios.

“Ressaltamos que é importante neste momento, em que o dinamismo da empresa ganha novo ritmo, que o acordo coletivo recupere a suspensão de benefícios, bem como que avance rumo a um bom acordo que valorize os empregados”, comenta Kleytton Morais, presidente do Sindicato.

Considerando que as negociações em curso não se encerrarão antes do fechamento da folha de pagamento de setembro, o Sindicato reivindicou a antecipação do pagamento da primeira parcela da PR já neste mês, a exemplo do que ocorreu em anos anteriores. A Poupex ficou de dar uma resposta até meados desta semana.

Da Redação