Sindicato e Itaú discutem plano de saúde e CCV. Banco assegura opção pelo Saúde BRB a todos os funcionários no DF e Entorno

0

A opção pelo plano Saúde BRB está assegurada a todos os funcionários do Itaú no Distrito Federal e cidades do Entorno, conforme o Sindicato vinha pleiteando. A garantia foi dada na manhã desta quarta-feira (4) por representantes do banco em reunião com dirigentes do Sindicato e da Fetec-CUT/CN.

Durante o encontro realizado na sede Sindicato, os executivos do Itaú afirmaram que, desde as negociações de 2019, a Superintendência de Benefícios passou a considerar automática a oferta do BRB Saúde aos funcionários que, entre as opções Unimed e Fundação Itaú, tenham escolhido a Fundação. E reiteraram que a regra está mantida e que os problemas surgidos decorrem de falhas de comunicação, que deverão ser sanadas por comunicado às unidades do DF e Entorno.

Além de determinar que o BRB Saúde seja assegurado automaticamente aos funcionários que fizerem a opção pela Fundação Itaú, o comunicado a ser encaminhado pelo banco ainda no mês de março abrirá possibilidade de mudança de plano aos que agora se encontram no plano da Unimed. O prazo para a migração vai de 2 de abril a 29 de maio. A comunicação contempla, inclusive, os estagiários.

CCV

Os representantes do Itaú apresentaram ao Sindicato a proposta de criação da Comissão de Conciliação Voluntária (CCV). A Nova CCV, nome atribuído ao instrumento de solução de conflitos que o banco pretende reinstituir, seria utilizada em acordo com a representação dos trabalhadores para quitação plena das questões inerentes ao vínculo trabalhista. Ou seja, daria por acordado todo e qualquer assunto que pudesse vir a ser discutido na Justiça.

O Sindicato manifestou interesse em restabelecer a CCV para tratar de todo e qualquer assunto, mas dando quitação apenas aos que forem efetivamente discutidos e acordados na comissão. Os representantes do banco manifestaram disposição de seguirem discutindo o tema internamente e buscando entendimento com a representação dos trabalhadores.

Participaram da reunião na sede do Sindicato os executivos do Itaú Marco Aurélio (superintende de Relações do Trabalho), Carlos Sobrinho (gerente de Relações do Trabalho), Marcelo Leão (superintendente de Benefícios) e Fabiana Abade (gerente de Benefícios). Pelo Sindicato participaram Kleytton Morais (presidente), Marianna Coelho (secretária de Assuntos Jurídicos) e Sandro Oliveira (diretor). Pela Fetec-CUT/CN, os dirigentes Washington Henrique, Edmilson Wanderley e Conceição de Maria Costa.

Evando Peixoto
Colaboração para o Seeb Brasília