Sindicato e BRB voltam a se reunir em mais uma negociação da Campanha 2022

0

O Sindicato voltou à mesa de negociação com o BRB nesta quinta-feira (18), dentro do calendário da Campanha 2022, com vistas à renovação do acordo coletivo 2020/2022.

Um dos principais pontos nos quais houve avanço trata da garantia de que o Sindicato tenha representantes no âmbito dos processos administrativos disciplinares instaurados pelo banco. O BRB se comprometeu em assegurar a presença deles em todas as instâncias disciplinares, de combate ao assédio moral e sexual e de saúde do trabalhador, a ser definido o método pela comissão paritária que inicia suas atividades nesta sexta-feira (19), às 11h.

O tema segurança bancária, uma das grandes preocupações do Sindicato, também esteve na pauta. À reivindicação de realização de um seminário sobre o assunto, com periodicidade anual, o banco apresentou a contraproposta de criar e trazer à mesa um calendário com atividades formativas e educacionais, não só sobre segurança bancária, mas também outros temas relevantes.

Sobre a demanda de acesso aos sistemas para dirigentes sindicais, o BRB banco se comprometeu a estudar o melhor caminho para garantir o acesso às informações importantes de normas, notícias, cursos e demais itens para a atuação sindical tempestiva, e trazer a resposta à mesa de negociação.

O Sindicato reivindicou ainda que os abonos previstos para o novo acordo coletivo não tenham mais vencimento, podendo ser acumulados indefinidamente. A instituição financeira, contudo, negou essa demanda, mas se comprometeu a apresentar uma contraproposta que traga avanços à política atual de abonos.

Ultratividade do acordo

O banco concordou com a prorrogação do acordo coletivo 2020/2022 até que seja assinado novo acordo, mantendo-se todos os direitos assegurados até lá.

A próxima reunião da mesa de negociação ocorre nesta sexta-feira, às 17h.

Da Redação