Sindicato decide não fazer o desconto assistencial

0

O desconto assistencial é uma das verbas que sustentam a atuação e a estrutura do Sindicato e serve para custear as despesas específicas com as campanhas salariais realizadas anualmente.

Sindicato comemora 45 anos 

O desconto assistencial é uma das verbas que sustentam a atuação e a estrutura do Sindicato e serve para custear as despesas específicas com as campanhas salariais realizadas anualmente. Embora importante, o desconto assistencial não é obrigatório e a categoria decide sobre o percentual ou valor do desconto em assembléias convocadas democraticamente pela entidade.

O desconto assistencial deste ano, que se refere à campanha salarial de 2006, foi discutido em assembléia ocorrida no dia 22 de julho, logo após o Congresso dos Bancários de Brasília. Embora o desconto tenha sido aprovado, deliberou-se que o Sindicato deveria encontrar uma maneira de descontar o assistencial apenas dos não-sócios que, evidentemente, não se opusessem ao desconto. A decisão levou em conta que seria justo fazer com que esse desconto recaísse apenas sobre os não-sócios uma vez que eles também recebem os benefícios da campanha salarial e não contribuem diretamente para a sustentação do Sindicato. Ao contrário dos sócios, que contribuem mensalmente com a entidade, e na prática também acabam arcando com o desconto assistencial, uma vez que muitos acabam não se opondo ao desconto, até por disposição de contribuir e fortalecer ainda mais a entidade.

No entanto, tal procedimento (descontar apenas dos não-sócios) não encontra amparo legal, pois o Ministério Público do Trabalho tem contestado qualquer diferenciação em relação a sócios e não-sócios no que tange ao desconto.

A diretoria do Sindicato, determinada a prestigiar os sócios e continuar a ampliar a sindicalização da categoria, que nos últimos três anos conseguiu agregar mais de 2.000 novos sócios, resolveu não proceder ao desconto assistencial deste ano para nenhum bancário. A avaliação foi de que a entidade poderia abrir mão do desconto assistencial deste ano extraordinariamente.

Embora os recursos provenientes do desconto assistencial sejam importantes para a entidade, abrir mão desse desconto nesse momento é uma atitude consciente e responsável do Sindicato, que não quer penalizar seus sócios nem colocar em risco a saúde financeira da entidade. 

O fundamental para o Sindicato é continuar ampliando a sindicalização e convencendo os não-sócios a se associarem e contribuírem com as lutas e a ampliação das nossas conquistas. Com o fortalecimento da entidade poderemos aprimorar as lutas e os serviços prestados aos sócios ainda mais.

Por essas razões, parabenizamos os sócios da entidade e convidamos todos os bancários não-sócios a se filiarem e fazer parte do Sindicato. Para se associar, basta preencher a ficha de filiação, disponível no site da entidade (www.bancariosdf.com.br) e solicitar que um funcionário ou diretor passe no seu local de trabalho para recolher a ficha. A mensalidade é de 1% sobre o salário, limitada a R$ 56,00.

Mais informações pelo telefone 3346-9090.