Sindicato completa 61 anos. Comemoração conta com transmissão do filme ‘Palco de Luta’ às 19h desta quarta (23)

0

O mês de novembro marca um momento importante na história da categoria bancária da capital federal. Há 61 anos, a entidade que deu início à organização dos bancários e bancárias do Distrito Federal teve seu requerimento atendido pelo então ministro do Trabalho, André Franco Montoro, conferindo à associação profissional o título de Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Brasília.

A nova denominação viabilizou maior organização dos trabalhadores. A partir da mudança, confirmada pela carta sindical emitida em 22 de novembro de 1961, bancários e bancárias ampliaram sua atuação por direitos da categoria no âmbito nacional, avançando também para as discussões políticas no Brasil pré-ditadura militar.

No livro ‘Sindicato dos Bancários de Brasília, uma história’, publicado em 2015, os autores contam que o cenário à época era de muita dificuldade de organização e logística por falta de uma sede própria e pela estrutura de uma cidade recém-inaugurada. A assembleia que aprovou a transformação da associação em Sindicato, por exemplo, foi realizada na Escola Parque na W3 Sul em 28 de abril.

Sindicato nas telonas e agora no Youtube

Em celebração à data, que marca o reconhecimento da entidade sindical como legítima representante dos bancários do DF, o Sindicato disponibiliza, a partir das 19h desta quarta-feira (23), o filme ‘Palco de Luta’. A produção, dirigida pelo premiado cineasta brasiliense Iberê Carvalho, faz uma viagem de volta ao passado com depoimentos de grandes personagens da história do Sindicato.

> Para assistir ao filme, clique aqui

O filme, que teve sua estreia no Festival de Cinema do Rio e ficou em cartaz no Cine Cultura do Liberty Mall, reforça a importância da luta coletiva e revela as inúmeras contribuições dos bancários e bancárias para as pautas da classe trabalhadora local e nacional.

Joanna Alves
Do Seeb Brasília