Sindicato comemora Dia do Aposentado com grande festa e debate sobre os ataques aos trabalhadores

0

O Sindicato celebrou o Dia do Aposentado, na sexta-feira (31), com uma grande festa no foyer do Teatro dos Bancários. O encontro reuniu bancárias e bancários aposentados dos bancos públicos e privados que, além de muita diversão, ao som musical do trio Daniel Júnior (voz e contrabaixo), Zaré (voz e guitarra) e Nelsinho (bateria), puderam tirar dúvidas sobre os fundos de pensão e caixas de assistência à saúde.

“Nesta noite queremos confraternizar com música, arte e afetividade, mas sem perder a referência de luta que vocês têm a ensinar e a compartilhar conosco que ainda estamos na peleja, brigando com toda força pela manutenção dos nossos direitos e, sobretudo, para que também tenhamos direito à merecida aposentadoria, descanso com decência e justiça”, destacou o presidente do Sindicato, Kleytton Morais.

E acrescentou: “O Sindicato se empenha para ser um espaço cada vez mais acolhedor na dimensão das afetividades e construindo alternativas de lutas no jurídico e outras áreas para que possamos assegurar os direitos, a manutenção e a abertura de novas conquistas também para os aposentados. No meio de tantos ataques há de surgir grandes janelas de oportunidades”.

A deputada federal e bancária aposentada da Caixa Erika Kokay prestigiou o encontro. Ela fez uma homenagem a “todos os trabalhadores que construíram uma trajetória de luta e de coragem, que deram a vida laboral a serviço de um país mais justo”. E pontuou: “Estamos aposentados, mas não vamos ver nossos direitos destruídos. Respeitem a nossa luta”.

“A luta continua”

Secretária dos Aposentados do Sindicato, Marlene Dias (Caixa) ressaltou o momento oportuno para o tema do debate. “Nós, da melhor idade, não podemos ficar afastados da política. Às vezes, não é um assunto agradável, mas necessário porque tudo envolve política”.

Marlene convidou os participantes a estarem mais presentes no Sindicato, “vivenciando o que precisamos fazer, até mesmo para nos defender. O que vêm fazendo é para acabar com a nossa dignidade, mas não podemos deixar isso acontecer. A nossa dignidade é ímpar. Precisamos estar juntos, porque juntos somos mais fortes. Nós só nos aposentamos de uma empresa, da luta não. A luta continua”, enfatizou.

Já o diretor da Fetec-CUT/CN José Wilson (BB), coordenador do encontro, enfatizou a importância da homenagem do Sindicato aos aposentados. “É gratificante comemorar com quem, durante muito tempo, lutou por si e pelos seus colegas, trabalhando e participando ativamente das conquistas da categoria e de toda a classe trabalhadora”.

Ataques aos trabalhadores

Em tempos de demolição da Previdência, de ataques sem precedentes aos trabalhadores, Antônio Bráulio, presidente da Associação Nacional dos Participantes de Previdência Complementar e de Autogestão em Saúde (Anapar), falou sobre os impactos das medidas do governo que podem atingir os bancários aposentados, e apresentou sugestões e estratégias para superar para esse momento difícil.

“Todos nós construímos uma empresa para chegarmos num momento de tranquilidade, de aposentadoria, da forma como a gente sempre pensou e construiu uma vida para isso”, avaliou Bráulio, que fez um resgate das relações trabalhistas, da reforma da Previdência, dos fundos de pensão e das caixas de assistência à saúde.

Mariluce Fernandes
Do Seeb Brasília


*Matéria atualizada dia 3/2 às 19h29