Sindicato cobra prorrogação do teletrabalho em ofício à Caixa

0

A validade do Projeto Remoto expira nesta sexta-feira (17) e o Sindicato, entendendo a importância do distanciamento social para evitar novas vítimas do novo coronavírus, cobra da Caixa a prorrogação do teletrabalho. A entidade demonstra discordância com a atitude da empresa em ofício, já que, em comunicado aos empregados, a Caixa informou que não pretende estender o projeto.

O documento do Sindicato, encaminhado ao presidente da empresa, Pedro Guimarães, ressalta que “as atividades da Caixa no Projeto Remoto não têm dado prejuízo ao andamento aos processos, fato reconhecido pela atual direção do banco durante entrevista para a CNN. Portanto, não há razão de se colocar os empregados em risco”.

O ofício da entidade que representa os empregados e empregadas da Caixa afirma que a manutenção do teletrabalho é uma medida que tem demonstrado grande eficácia na proteção das vidas, não só dos trabalhadores da empresa, mas de seus familiares. Para a retomada das atividades, o Sindicato pontua que planejamento e escalonamento se fazem necessários, uma vez que a Caixa tem que cumprir o Protocolo de Intenções 01/2020 com o Ministério Público do Trabalho e o Ministério Público Federal, a Portaria Conjunta nº 20 da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia e do Ministério da Saúde, e o Decreto nº 40.939, do Governo do Distrito Federal.

“Não tem justificativa essa convocação que as unidades estão fazendo para que os trabalhadores voltem para o trabalho presencial. Se o trabalho está sendo feito no home office, para que colocar os empregados e suas famílias em risco? É uma falta de olhar humano e, principalmente, uma falta de cuidado com os empregados. E ainda faz uma live dizendo que valoriza as pessoas. Onde mesmo?”, indaga a diretora do Sindicato e representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) nas negociações com a Caixa, Fabiana Uehara.

> Confira o ofício do Sindicato:

OF.126-GAB-PRES-CAIXA-MANUTENÇÃO-PROJETO-PILOTO





Joanna Alves
Do Seeb Brasília