Sindicato cobra do Bacen mudança de horário nas agências no dia 27

0
O Sindicato reuniu-se nesta segunda-feira 19 com o diretor de Normas e Organização do Sistema Financeiro do Banco Central, Alexandre Antonio Tombini, para reivindicar a alteração do horário de atendimento ao público das agências bancárias no dia 27 de junho.

O Sindicato apresentará a mesma reivindicação à Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e às direções das instituições financeiras com agências em Brasília.

Com base em circular emitida pelo Bacen em 17 de maio, estabelecendo o funcionamento das agências de no mínimo quatro horas nos dias de jogos da seleção brasileira, a Febraban orientou os bancos a dividirem em dois turnos o horário de atendimento a clientes e usuários no dia 27: das 8h às 11h30 e das 14h30 às 16h.

Para o Sindicato, o horário de funcionamento dos bancos nesse dia deve ser apenas na parte da manhã. “O Sindicato considera esse rateamento inapropriado, já que, em dias de jogos do Brasil, o clima de euforia é contagiante e não compete com a serenidade exigida para o exercício das atividades rotineiras, tornando frágil a segurança de todos. Além disso, se houver prorrogação ou disputa por pênaltis, os bancários perderão o final do jogo”, argumenta o presidente em exercício do Sindicato, Enilson da Silva, que participou da reunião com o diretor de Normas do Bacen. Também esteve presente a deputada distrital Erika Kokay (PT). O deputado federal Sigmaringa Seixas, que participaria da reunião, teve que se ausentar por motivo de saúde.

Segundo Enilson, o diretor do Bacen não se opõe a que a Febraban altere a sua recomendação aos bancos e aconselhou a busca de um entendimento entre os bancários e as empresas.

“O Sindicato entende que a Febraban fez apenas uma recomendação de horário aos bancos, que podem ou não cumpri-la. Por isso vamos procurar as direções das empresas, e também da Febraban, para mudar esse horário”, afirma Enilson.