Sindicato apoia blocos do Carnaval da Paz e convida bancários a participarem da folia

0

Após três anos de pausa em função da pandemia de covid-19, o carnaval está de volta, com a promessa de muita alegria e animação. Em Brasília, a expectativa é de que cerca de 1,5 milhão de foliões se divirtam nos bloquinhos espalhados pela capital federal. O Sindicato apoia seis deles (veja abaixo) e convida as bancárias e os bancários para curtirem a folia carnavalesca, que este ano celebra a paz, a inclusão, a tolerância e a diversidade.

“Considerada uma das manifestações culturais mais populares e democráticas do país, o carnaval é mais uma oportunidade de diversão e de confraternização da categoria bancária”, destaca o secretário de Cultura do Sindicato, Sandro Oliveira. E acrescenta: “Trabalhadores, reúnam os seus familiares e, juntos, se divirtam na folia carnavalesca. É hora de dar uma pausa na rotina diária e extravasar a alegria”.

Blocos pra todos os gostos

O bloco Concentra Mas Não Sai – Todo dia é dia de índio! é um dos mais tradicionais de Brasília, fundado em 2000. Com muito samba e irreverência, reúne foliões neste sábado (18) e na segunda-feira (20), a partir das 15h, no Super Quadra Bar 404 Norte.

Neste sábado (18) também tem Carnaval da Ponta Norte, realizado pelo Coletivo Alternativo BSB, a partir das 14h, no gramado da 216 Norte.

Domingo (19) será a vez de Renato Matos, “o pai do reggae de Brasília”, comandar o Carnaval Dub, que vai rolar no Feitiço das Artes, na 306 Norte, das 14h às 19h. DJ Makako, DJ Atatá, Dom Macarius e Samuel Lila prometem uma festa diferente, animada, com muita energia.

O Carnaval ocupa o Eixão é no domingo (19), das 9h às 13h, na 208 Norte. Com os convidados Adriano Rocha, Pilar Acosta, Geraldo Carvalho, Clara Telles.

Vassourinhas de Brasília volta às ruas de Brasília neste carnaval após 33 anos. Neste domingo (19), o mais antigo bloco de frevo da cidade se concentra a partir das 15h, na W3 Sul, altura da quadra 507. Com a participação da Orquestra Popular Marafreboi, que mistura ritmos regionais como maracatu, frevo e boi-bumbá, coco, ciranda, entre outros ritmos da cultura popular brasileira, fará um cortejo pelas ruas de Brasília.

Diversidade de ritmos, de tribos e muita folia em seis dias, na tradicional Praça dos Prazeres, com a promoção do Ministério do Namoro, que começou na quinta-feira (16) e vai até quarta-feira (21), atrás da 201 Norte. Com entrada franca, o local vai receber tradicionais e novos blocos da cidade, além de DJs e atrações musicais variadas. Criada em 2006, a “Praça dos Prazeres” tornou-se ao longo destes 17 anos um dos pontos altos do carnaval candango.

Desfile das escolas de samba

Além dos bloquinhos carnavalescos, os desfiles das escolas de samba da capital também estarão de volta para animar os brasilienses. O evento vai acontecer em um carnaval fora de época, entre os dias 20 e 22 de abril, durante os festejos do 63º Aniversário de Brasília, nos arredores do Eixo Cultural Ibero-Americano.

Mariluce Fernandes
Do Seeb Brasília