Sindicato alertou bancários sobre propostas de governo de Bolsonaro que atacariam direitos; confira edições do Informativo Bancário

0

Antes das eleições presidenciais do ano passado, quando estavam em disputa dois projetos antagônicos para o país, o Sindicato fez vários alertas à categoria do perigo que representavam as propostas do então candidato Jair Bolsonaro.

Considerando os principais temas que interessariam aos bancários, o Sindicato chamou a atenção, por exemplo, no Informativo Bancário 1.448 (imagem acima), para a proposta hoje materializada na Medida Provisória 905/2019 que acaba com a jornada de 6 horas da categoria e permite a abertura das agências aos finais de semana.

Foi na matéria ‘Brasileiros vão às urnas para decidir futuro da democracia e dos direitos’. Ali, o Sindicato frisou, no item ‘Direitos trabalhistas’, ao destacar qual era a intenção de Bolsonaro sobre esse tema: ‘Flexibilização total dos direitos trabalhistas previstos na CLT, com a criação de nova modalidade de carteira de trabalho’.

Logo após as eleições, o Sindicato voltou a tratar da proposta, dessa vez na edição 1.449 do Informativo Bancário (imagem a seguir). Com o título ‘Carteira de trabalho Verde e Amarela é engodo e retira direitos’, a matéria elencou os riscos dessa modalidade de trabalho para os bancários.  

Confira a seguir as duas edições que trataram desse assunto:

> Informativo 1.448
> Informativo 1.449

Renato Alves
Do Seeb Brasília