Santander desrespeita acordo coletivo e só pagará PLR no dia 30

0

Indignação. Esse é o sentimento dos bancários do Santander após receberem a notícia de que o banco, contrariando a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), só pagará a antecipação da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) no próximo dia 30 e não nesta sexta-feira (20).

Pela CCT, os bancos têm até o dia 20 deste mês para fazer o pagamento da primeira parcela da PLR relativa a 2019.

Com isso, o Santander é o único banco a atrasar o crédito, causando revolta nos funcionários, que reclamam de tamanho desrespeito, tendo em vista o estrondoso lucro de mais de R$ 7 bilhões alcançado pelo banco no Brasil no primeiro semestre, montante 21% superior ao mesmo período de 2018.  

O banco alega que teria dificuldade para rodar duas folhas de pagamento, por conta do pagamento dos programas próprios, o PPRS (Programa na Participação nos Resultados Santander) e o PPG (Programa Próprio Gestão). Acontece que eles só serão pagos juntamente com a segunda parcela da PLR, ou seja, até 1º de março de 2020.

“Quando se trata de bater as metas estipuladas em prazos curtíssimos, muitas delas fora da realidade, não tem conversa com o banco. Ou você bate no tempo determinado ou sofre as consequências. Por que agora o Santander quer passar por cima do que prevê o acordo? Pau que bate em Chico também bate em Francisco”, dispara a diretora do Sindicato Rosane Alaby. 

Renato Alves
Do Seeb Brasília