Rita Serrano é empossada presidenta da Caixa e promete que “gestão do medo acabou”

0

Empregada de carreira, ex-conselheira eleita pelos empregados para o Conselho de Administração e fruto do movimento sindical, Rita Serrano assume oficialmente a direção da Caixa nesta quinta-feira (12). Durante a cerimônia de posse, realizada no dia em que a empresa completou 162 anos, a nova presidenta do banco público afirmou que vai buscar equilíbrio entre operação comercial e inclusão social, além de garantir que “a gestão do medo acabou”.

Diante do presidente Luís Inácio Lula da Silva e do ministro da Economia Fernando Haddad, além de ex-presidentes da Caixa e representantes dos empregados, Rita comentou sobre o passado de resistência da empresa e de seus trabalhadores diante das ofensivas de governos anteriores. “Exemplo de resiliência, a Caixa resistiu novamente ao desmantelamento do patrimônio público e à avassaladora política de assédio e medo patrocinada pela gestão do último governo”, comentou a nova gestora.

A nova presidenta, que recebeu do movimento sindical bancário a pauta de reivindicações dos trabalhadores, afirmou em seu discurso de posse que a Caixa caminhará na direção da “humanização das relações de trabalho” e que “a gestão do medo acabou”. A retomada do clima organizacional, a apuração e responsabilização dos assediadores denunciados estão entre as demandas dos empregados para a nova gestão.

Para Fabiana Uehara, diretora do Sindicato e coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa), a nova presidenta tem uma grande missão pela frente. “Rita é uma companheira de luta e deve encarar como prioritária a missão de restabelecer a qualidade das relações da direção com o quadro de empregados. Precisamos reverter os danos causados pela última direção que, nos últimos anos, conduziu a empresa de forma irresponsável, implementando na Caixa uma lógica perversa de individualismo e competição, além de terra fértil para os assédios”, comentou a dirigente.

Presidente do Sindicato, Kleytton Morais fala sobre o significado da posse de Rita Serrano para os bancários, para a Caixa e para a sociedade. Confira o vídeo:

“A ascensão da Rita Serrano ao posto máximo de direção da Caixa nos enche de orgulho. É um momento histórico para todos nós, resultado de nossa união e luta em defesa da democracia, de nossos empregos e direitos e da Caixa 100% pública”, celebra a diretora da Federação dos Bancários do Centro Norte (Fetec-CUT/CN), Maria Gaia.

O primeiro encontro entre a presidenta empossada e o movimento sindical para debater as reivindicações dos trabalhadores deve acontecer em breve.

Joanna Alves
Do Seeb Brasília