Reunião dos delegados sindicais da Caixa reforça defesa de direitos e combate aos abusos no teletrabalho

0

A reunião dos delegados sindicais da Caixa, ocorrida na manhã de sexta-feira (26), por meio virtual, destacou a importância da mobilização dos empregados para a defesa dos seus direitos na renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).

A aprovação da pauta de reivindicações a ser levada à mesa de negociação com representantes da empresa se dará no 36º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa (Conecef), que será realizado virtualmente nos dias 10 e 11 de julho.

A delegação do DF ao Conecef será definida no sábado (4), durante o 9º Congresso dos Bancários do DF e Entorno.

Saúde Caixa

A reunião dos delegados sindicais dedicou especial atenção ao Saúde Caixa, um dos mais importantes direitos dos empregados e que se encontra sob fortes ataques desde o governo Temer. A discussão do assunto contou com a colaboração do médico e assessor da Fenae Albucacis de Castro Pereira.

Para os dirigentes e delegados sindicais, é fundamental assegurar em acordo coletivo a garantia do Saúde Caixa para todos, sem qualquer restrição a novos empregados, sem cobranças individualizadas ou por faixa etária e com manutenção da participação no custeio de 70% para a empresa e 30% para os trabalhadores.

Teletrabalho

Os representantes dos empregados consideram indispensável à prevenção da saúde e da vida dos bancários e bancárias da Caixa a prorrogação do teletrabalho até a superação da fase crítica da pandemia no DF. “Essa é uma questão fundamental e não vamos permitir que a empresa siga pressionando pelo retorno ao trabalho presencial justamente agora que o risco de contaminação é elevadíssimo. É necessário manter o maior número possível de empregados em home office”, diz a secretária-geral do Sindicato, Fabiana Uehara.

O Sindicato e os delegados sindicais apontam também negligência da empresa no cumprimento de protocolos de segurança, na oferta e na exigência de uso de EPIs e na higienização das unidades. E denunciam também extrapolação da jornada, pressão por metas e não efetivação do rodízio, fazendo que empregados em trabalho presencial se exponham ainda mais aos riscos de contaminação pelo coronavírus.

Eixos e temas para o Conecef

O Congresso dos Empregados da Caixa será realizado com os seguintes eixos e temas:

Eixo 1 – Defesa da Vida

  • Democracia;
  • Empresas Públicas;
  • Bancos Públicos;
  • Defesa da Caixa 100% Pública.

Eixo 2 – Saúde

  • Saúde e Condições de Trabalho;
  • Saúde Caixa;
  • Funcef.

Eixo 3 – Direitos

  • CCT e ACT;
  • Contratações.

Evando Peixoto
Colaboração para o Seeb Brasília