Quem optou pelo REB e quer retornar ao REG/Replan deve procurar o Sindicato

0

Os participantes da Funcef que pediram migração para o REB em 2002 mas pretendem continuar no REG/Replan podem continuar procurando o Sindicato, que está estudando a adoção de medidas jurídicas para fazer valer esse direito. A diretoria da Caixa decidiu que os participantes que se encontram nessa situação não têm esse direito — só podem continuar no REB ou aderir ao Novo Plano.

A diretoria do Sindicato já solicitou à direção da Caixa a revogação da decisão, por entender que ela é “arbitrária, antidemocrática e incoerente e que põe em xeque a seriedade, a credibilidade e o respeito que devem nortear a consciência dos bancários para essa tomada de decisão”.

O Sindicato já realizou várias reuniões, com a presença da assessoria jurídica, com participantes da Funcef que se encontram nessa situação e querem retornar ao REG/Replan.

O Sindicato sempre combateu a forma pela qual o REB foi criado, com o objetivo claro de facilitar a privatização do banco. Por esse e outros motivos, o Sindicato orientou os associados a não aderirem ao REB, chegando a entrar com ação na Justiça, em 2002, para a sua implantação.

O Sindicato também defende a adesão ao Novo Plano, entre outras razões porque ele não tem as limitações do REB e não exime a Caixa de se responsabilizar por eventuais déficits após a concessão do benefício.
Mas como representante dos trabalhadores, o Sindicato defende por princípio o direito de cada participante escolher o plano que julgar melhor (REG/Replan, REB ou Novo Plano), sem imposições.