Proposta do BB para a Cassi é insuficiente

0

A direção do Banco do Brasil apresentou à Comissão de Empresa dos Funcionários nesta segunda-feira 22, com quase seis meses de atraso, as linhas gerais de sua proposta para solucionar os problemas enfrentados pela Cassi, sendo o mais grave deles o déficit no Plano de Associados que vem se acumulando desde 1999.

“A proposta atende algumas reivindicações históricas do funcionalismo, como o custeio dos dependentes indiretos e o fortalecimento da Estratégia Saúde da Família, mas é insatisfatória para solucionar o desequilíbrio financeiro da Caixa de Assistência sem onerar os participantes”, avalia Eduardo Araújo, diretor do Sindicato e representante da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito (Fetec) Centro-Norte.

“Além dos lucros recordes, o Banco do Brasil está economizando com a redução de suas contribuições à Previ em razão do superávit pelo terceiro ano consecutivo. É mais do que justo que o BB ajude a resolver o déficit da Cassi sem aumentar a contribuição dos funcionários”, reivindica Eduardo Araújo.

Assim que receber a íntegra da proposta do BB, o que deve ocorrer até sexta-feira, o Sindicato convocará plenárias para abrir a discussão sobre o tema com o funcionalismo.

A busca de uma solução ampla para os problemas da Cassi é uma reivindicação antiga dos funcionários do BB, que há vários anos integra a pauta da campanha salarial. O banco finalmente aceitou incluir o assunto no acordo coletivo do ano passado, após a greve geral da categoria. E assumiu o compromisso de apresentar uma proposta para a Cassi até o final de 2005 — o que só acontece quatro meses e 22 dias depois do prometido.